Fazer exercícios físicos ao ar livre em meio à pandemia é seguro?

 

Práticas de atividades ao ar livre só são recomendadas respeitando o distanciamento.
Não é fácil manter a rotina de exercícios físicos durante essa fase de pandemia, mas é extremamente necessário, não só pra aumentar a imunidade mas também para aliviar a carga psicológica que toda essa situação nos traz. Sabemos que a prática de exercícios ao ar livre precisa de algumas recomendações e trago aqui algumas delas pra vocês:
◦ Ainda que pareça uma saída da quarentena permitida, para o bem da própria saúde, a prática de atividades físicas ao ar livre em meio a pandemia só é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) caso seja realizada respeitado o distanciamento físico de até dois metros para evitar a propagação do vírus.
◦ A atividade física deve ser feita de forma isolada, para evitar qualquer tipo de aglomeração ou contato próximo entre pessoas.
◦ Antes de sair de casa e ao retornar, lave as mãos com água e sabão ou faça uso do álcool em gel.
◦ As roupas devem ser lavadas imediatamente após a prática da atividade e o tênis deve ser limpo com uma solução de água sanitária e água, principalmente os solados.
◦ Use máscara. Leve uma máscara reserva para que no caso de ficar úmida, você possa trocá-la.
◦ Prefira os primeiros horários da manhã para usufruir do benefício de adquirir a vitamina D natural através dos raios solares.
◦ Evite os horários mais frequentados por muitas pessoas.
“O benefício de uma caminhada neste momento é imenso”, diz a infectologista Raquel Stucchi, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Para ela, a prática de atividades ao ar livre que não levem a aglomerações, respeitando o distanciamento social, não aumentaria as chances de infecção pelo novo coronavírus, já que as evidências epidemiológicas dos últimos três meses em relação à covid-19 apontam que a transmissão se dá por meio de um contato mais próximo.
Na minha opinião, uma caminhada, fazer um pouco de exercício, exercício respiratório, isso é sim muito importante. Aglutinar, ir todo mundo para o mesmo ponto? Não.
Faça seus exercícios físicos com muita parcimônia, guarde uma distância de dois metros e meio, ou até três metros das pessoas. Faça isso de uma maneira pontual: desestressou um pouco, vai pra casa.
Respeitando importância de se observar a quarentena e o distanciamento social, podemos equilibrar a mente e cuidar do corpo de uma maneira mais segura e eficaz.

Lílian Daniel é Profissional de Educação Física graduada pela UFAM, especialista em Gerontologia e Saúde Do Idoso/Populações Especiais e Cardiopatas pela UEA. Foi colaboradora nas maiores redes de academias do Brasil: Cia Athletica e Body Tech. É Personal Trainer e desenvolve projetos esportivos voltados para as Políticas Públicas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos. Atua na área desde 2001.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)