BALNEÁRIO MANANCIAL E A BELEZA DAS FORMAÇÕES ROCHOSAS EM PRESIDENTE FIGUEIREDO

Tantas são as belezas das cachoeira e corredeiras do Município de Presidente Figueiredo e, muitas das vezes, deixamos de dar atenção ao aspecto geológico do lugar, coisa impossível de acontecer quando você visita o Balneário Manancial, uma fonte abundante de paz, natureza, beleza e água. Um dos tantos lindos lugares localizado ao longo da AM 240 (Estrada de Balbina).

Aqui descrito com propriedade pelo Dr. Ademar Lins Vitório, um assíduo frequentador: 

“O balneário manancial está localizado no km 13 na rodovia AM 240 em meio às pedras caracterizadas Segundo estudo geológico- geomorfológico do trecho De Manaus a Santo Antônio do Abonari (Km 200 – Presidente Figueiredo/AM) onde tornou-se evidente as suas formações e sub formações. Destacando-se o Super Grupo Uatumã. Com suas subformações sendo; Ao longo da BR 174 até Km 200 na localidade de Santo Antônio do Abonari, são encontrados 21 canais/ igarapés que formam a rede de drenagem da rodovia, que em sua maioria quase absoluta, estão agregados a falhas e fraturas no solo, decorrente de outras épocas na região.

Tal rede de drenagem torna-se mais expressiva até o Km 99, citado por razões anteriores, tornando-se menos expressiva após Km 99, devido a geomorfologia do terreno após este trecho. No interior do balneário entrecortados por Igarapés faz divisa com o balneário cachoeira dos pássaros e cachoeira porteira possui trilhas de trakking, pedras com rapel, corredeira e cachoeira com áreas de acampamento os proprietários Rozinaldo Bentes e Claudia Lima atendem os turistas pessoalmente e praticam preços acessíveis pela visitação e pernoites em área de camping”.

Contato: (92) 99104-1104 (Cláudia)

https://youtu.be/64YmG4fhDp4

Por: Bosco Cordeiro

 

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)