SURTO DE COVID-19 NA CARCERAGEM DO 37 DIP EM PRESIDENTE FIGUEIREDO CAUSA LIBERAÇÃO DE PRESOS
Ao longo de toda a pandemia de Covid, Dr. Valdinei Silva Delegado Titular do 37 DIP em Presidente Figueiredo, adotou todos os procedimentos protocolares estabelecidos pela Vigilância Sanitária, no sentido de prevenir que o vírus maligno chegasse até as dependências do distrito policial, zelando assim, tanto pela saúde dos servidores públicos que ali trabalham como a dos presos ali encarcerados.
Mesmo com todos os cuidados exigidos, nos últimos dias foi constatado que alguns presos apresentavam sintomas de terem contraído o Covid, sendo então solicitado a presença dos agentes de saúde para a realização dos testes e, nesta terça-feira, oito presos comprovadamente infectados, passaram para o regime domiciliar . Entre os que foram liberados, alguns respondem por tráfico de drogas, estupro e homicídio. Na mesma ocasião, dois servidores também testaram positivo e estão em quarentena.
Por iniciativa do próprio Dr. Valdinei e com a ajuda dos encarcerados de bom comportamento, a Delegacia recebeu algumas reformas e a ala onde ficam as mulheres e presos que não representam riscos, ganharam novas acomodações, da mesma forma na área administrativa, tudo isso para se adequar a esse novo momento por conta do Covid. Atualmente a carceragem conta com cerca de 24 detentos mas já chegou a ter mais de 40, o que certamente tem sido evitado pois cabe ao Estado manter o bem estar e saúde dos encarcerados.
Assim que apareceram as primeiras suspeitas de contaminação, Profissionais da saúde da UBS Francisco Xavier foram acionados e, além dos casos constatados, realizaram 29 atendimento de teste rápido de HIV hepatite b é hepatite C sífilis. Desses 29 testes nenhum apresentou positivo. Os encarcerados também receberam atendimento médico de enfermagem e agente de saúde. Participaram do atendimento Dr.Lucas Sugando, Enf.Etelvina da Costa, ACS Francisca Furtunato, Cleisan Lopes, Raimunda Martins e Ana Rita Teotônio.
Diante do grave quadro pandêmico onde foi comprovado oito infectados e outros sob suspeita, Dr. Valdinei Silva resolveu adotar novas medidas preventivas necessárias no atendimento presencial e suspender temporariamente as visitas aos encarcerados.
Por: Bosco Cordeiro