No Dia Livre de Impostos, manauaras terão gasolina com 50% de desconto

 

Com o objetivo de protestar contra a alta tributação sob os produtos, o Dia Livre de Impostos (DLI) ocorrerá em Manaus nesta quinta-feira (27)

Além disso, outros negócios também aderiram ao DLI na capital amazonense | Foto: Divulgação

Manaus – Com o objetivo de protestar contra a alta tributação sob os produtos, o Dia Livre de Impostos (DLI) ocorrerá em todo país nesta quinta-feira (27). Ao todo, mais de mil lojistas irão participar da 15ª edição nacional, com descontos de até 70%, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL/Jovem).

Em Manaus, cerca de dez estabelecimentos farão parte da movimentação, deixando seus produtos mais baratos para os consumidores. 

Em decorrência da pandemia, as vendas no país ocorrerão virtualmente. Já em Manaus, os produtos serão vendidos no formato drive-thru e no delivery. Em sua 10ª edição, o DLI beneficiará os consumidores manauaras, em um dos postos da capital, com dois mil litros de gasolina comercializados com 50% de desconto no valor.

 Além disso, outros negócios também aderiram ao protesto na cidade. Katharina Capobiango, 29, é proprietária de um pet shop em Manaus e fará parte do DLI.

Com seu empreendimento localizado no bairro Adrianópolis, na zona Centro-Sul, a empresária participou da iniciativa no ano passado pela primeira vez, de forma 100% on-line, e aprovou. “Foi uma experiência bem legal, porque deu uma visibilidade muito boa, com um crescimento de até 30% nas vendas”, relembra.

Neste ano, seu pet shop focará em oferecer apenas um tipo de produto e Katharina acredita que terá o mesmo percentual de aumento no faturamento. As vendas serão realizadas pelas redes sociais e através de uma plataforma que oferece serviços delivery. Contudo, os consumidores podem ir até à loja física para pegar o produto, depois de comprar on-line.

“O objetivo maior do DLI é criar uma conscientização nas pessoas de como o imposto pesa em suas compras”, ressalta a empresária.

Trabalhar para pagar impostos

Segundo a assessoria da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL/Jovem), a iniciativa existe como uma forma de protesto. Neste dia, produtos serão comercializados sem as taxas de tributação.

 “A carga de impostos que pagamos só tem aumentado a cada ano. O DLI é um dia simbólico, onde a CDL/Jovem demonstra que do dia 1º janeiro até o dia da ação, trabalhamos somente para pagar impostos”, destaca Câmara.

Neste sentido, ainda conforme o levantamento da CDL/Jovem, os manauaras se dedicam ao trabalho por mais de 153 dias, em média, somente para pagar tributos. No Brasil, o número é de 150 dias por ano. Ou seja, cinco meses de trabalho por ano são dedicados para arcar com impostos.

Em entrevista ao EM TEMPO, o representante da CDL/Jovem Manaus, Luiz Eduardo Leal, explicou que alguns pontos da cidade vão atender a população sem cobrar impostos, como alguns fast-foods, postos e restaurantes.

 Segundo ele, a iniciativa também acontecerá em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), com a comercialização de 165 litros de gasolina sem a cobrança de taxas tributárias. 

 

A iniciativa também acontecerá em Itacoatiara
A iniciativa também acontecerá em Itacoatiara | Foto: Arquivo EM TEMPO

“Esse ano nós tivemos uma preocupação muito grande com a pandemia, porque é um dia que gera muita aglomeração, então queremos fazer um protesto responsável. Na parte da manhã do dia 27, vamos vender gasolina sem imposto para os primeiros 200 carros que chegarem no posto do Parque Dez de Novembro [e seguir com a programação durante todo o dia]”, ressalta Leal.

De acordo com o economista Francisco Mourão Junior, o projeto DLI foi criado com a intenção de chamar a atenção da sociedade para o peso das taxas tributárias na compra de alimentos e no pagamento por serviços de consumo, como o de energia elétrica. 

“Esse movimento tenta demonstrar como seriam os produtos sem a carga tributária. O consumidor passa cinco meses do ano trabalhando só para pagar impostos que, infelizmente, não retornam na forma de serviços de qualidade. Ou seja, pagamos tributos de primeiro mundo e temos serviços de terceiro”, lamenta Mourão.

https://d.emtempo.com.br/

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)