Celular e documentos de Dom Phillips são encontrados em área de mata no Vale do Javari
Jornalista inglês foi morto em junho deste ano, juntamente com o indigenista Bruno Pereira. Material foi entregue para a Polícia Federal, que está a frente das investigações
Uma equipe da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), encontrou nesta semana o celular via satélite do do jornalista inglês Dom Phillips, executado em junho deste ano juntamente com o indigenista Bruno Pereira. Além do telefone, os indígenas descobriram em meio à floresta as carteiras com os documentos das vítimas. A informação foi dada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e confirmada pela reportagem de A CRÍTICA.
Segundo a Univaja, os objetos das vítimas estavam em uma área próxima ao local onde a dupla foi executada, às margens do Rio Itacoaí. Os materiais serão encaminhados para a Polícia Federal, que investiga o caso.
Atualmente, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal dividiram a investigação sobre os assassinatos em dois inquéritos. Em um deles são apurados os detalhes em torno dos assassinatos e da participação de cada suspeito. No segundo, a PF apura o envolvimento de moradores das comunidades ribeirinhas de São Gabriel e São Rafae nas invasões para pesca e caça predatórias na TI do Vale do Javari.
Até o momento, três pessoas já foram denunciadas pelas mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira, sendo eles: Amarildo de Oliveira (o Pelado); seu irmão (Oseney Costa de Oliveira) e Jefferson Lima da Silva (o Pelado da Dinha).
https://www.acritica.com/