Calor extremo nos próximos dias pode atingir marcas históricas no Brasil

 

Poucos lugares no planeta experimentarão temperaturas tão elevadas quanto as previstas para vastas áreas do território brasileiro, especialmente no domingo, que está previsto para ser o dia mais escaldante do fim de semana em muitos estados.
 
Foto: Reprodução/Internet

Durante este fim de semana, o Brasil está prestes a enfrentar um dos episódios de calor mais extremos do mundo, de acordo com as projeções dos modelos numéricos de previsão do tempo divulgados pelo Metsul. Poucos lugares no planeta experimentarão temperaturas tão elevadas quanto as previstas para vastas áreas do território brasileiro, especialmente no domingo, que está previsto para ser o dia mais escaldante do fim de semana em muitos estados.

Na quinta-feira (21), de acordo com a rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas atingiram valores notáveis, atingindo 40,9ºC em Balsas, no Maranhão, 40,7ºC em Água Clara, no Mato Grosso do Sul, 40,5ºC em Goiás, 40,5ºC em Cuiabá, no Mato Grosso, 39,9ºC em Araguaçu, em Tocantins, 39,8ºC em Campo Maior, no Piauí, 39,0ºC em Valparaíso, em São Paulo, 38,3ºC em Santana do Araguaia, no Pará, e 38,0ºC em Ituiutaba, em Minas Gerais. No entanto, a expectativa é que esses registros sejam superados na tarde desta sexta-feira (22), com previsões ainda mais altas durante o fim de semana.

Os modelos numéricos sugerem que o calor será mais intenso em grande parte do Brasil no domingo em comparação com o sábado, com temperaturas máximas previstas para ultrapassar os 40ºC em muitas cidades de diferentes estados. As projeções indicam que na Região Sul, as temperaturas deste fim de semana podem chegar a cerca de 40ºC no Noroeste do Rio Grande do Sul e no Oeste de Santa Catarina, variando entre 40ºC e 42ºC no Oeste, Noroeste e Norte do estado do Paraná, com a possibilidade de marcas isoladas ainda mais elevadas.

No Centro-Oeste do Brasil, espera-se que o fim de semana traga máximas de até 42ºC a 44ºC no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, embora haja modelos que indicam marcas isoladas de 45ºC a 46ºC nesses dois estados, e até 45ºC a 47ºC no Paraguai, projeção que é vista com cautela devido à extrema natureza desses valores em relação às médias históricas. Em Goiás, as temperaturas máximas no fim de semana, especialmente no domingo, podem atingir 40ºC a 42ºC, com a possibilidade de pontos isolados superando os 43ºC.

https://chat.whatsapp.com/FLoUrrrYdK37GUZHcbv0n2

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)