Navio Parintins encalha no meio do rio Amazonas, próximo à Itacoatiara

 

Conforme um passageiro que acompanhava a manobra, o barco só conseguiu se desprender do banco de areia por volta das 4h30

Foto: DivulgaçãoNotícia do dia 15/11/2024O navio Parintins, que deixou o porto de Manaus no início da tarde de quinta-feira, 14 de novembro, com destino a ilha Tupinambarana, encalhou em um banco de areia logo abaixo do município de Itacoatiara. 

De acordo com passageiros que estão no interior da embarcação, o fato teria ocorrido por volta das 22h. Várias tentativas foram feitas pelo proprietário Amílcar Bentes para que a embarcação seguisse viagem com destino a Parintins. 

Até por volta de 2h43 da madrugada desta sexta-feira, 15, a embarcação permanecia no mesmo local do encalhe. O comandante, sem citar o nome, está se comunicando com outros barcos, que navegam nesse trecho de rio, para pedir ajuda. 

O estado do Amazonas enfrenta uma das piores secas de sua história o que dificulta o transporte fluvial na região. Os relatos de embarcações encalhadas devido a seca dos rios são recorrentes, por isso a atenção é redobrada para se evitar incidentes.

Nos últimos dias os rios deram sinais de que estão enchendo uma média de 25cm por dias. Depois de tentar por diversas vezes retirar a embarcação do leito raso do rio, com manobras a ré, o navio, um dos maiores do Amazonas, conseguiu prosseguir a viagem.

Impressionante, mas nenhuma embarcação que nevega nesse trecho, entre os municípios de Itacoatiara e Urucurituba, atendeu o SOS emitido. Conforme um passageiro que acompanhava a manobra, o barco só conseguiu se desprender do banco de areia por volta das 4h30.

A chegada prevista em Parintins para 7h foi alterada para as 14h. “Com um barco à deriva no meio do rio fica a preocupação com navios de grande calado. Além de escuridão tem a questão da fumaça que encobre o rio”, contou.

https://reporterparintins.com.br/

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)