Praia da Ponta Negra poderá ser liberada para banho na próxima semana

 

COMPARTILHE
Expectativa é de que a cota mínima de segurança de 16 metros, necessária para liberação do banho, seja atingida na próxima segunda-feira (Foto: Arquivo/Semcom)

A área de banho da Praia da Ponta Negra, interditada desde o dia 17 de outubro devido ao baixo nível do Rio Negro, poderá ser reaberta a partir da próxima terça-feira (17/12), caso o ritmo de subida das águas se mantenha.

Nesta terça (10/12), o Rio Negro alcançou a marca de 15,23 metros, uma elevação de 13 centímetros em relação ao dia anterior. 

Com essa tendência, a expectativa é de que a cota mínima de segurança de 16 metros, necessária para liberação do banho, seja atingida na próxima segunda-feira (16). Enquanto o acesso ao banho permanece proibido, a faixa de areia da praia continua disponível para atividades recreativas e esportivas, assim como o calçadão e outras estruturas do complexo turístico.

Em 2023, o principal balneário da cidade foi interditado no dia 2 de outubro e, mesmo após a cota mínima de segurança ser alcançada no dia 16 de dezembro, a liberação só ocorreu dez dias depois, em 26 de dezembro.

A interdição segue um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2013 entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), que exige o fechamento da área de banho sempre que o nível do rio estiver abaixo de 16 metros.

Essa medida é preventiva, uma vez que o leito do rio, em níveis baixos, apresenta buracos, desníveis e depressões que aumentam os riscos de acidentes e afogamentos.

A atualização sobre o nível do Rio Negro pode ser acompanhada no site oficial do Porto de Manaus.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)