“I Passeio Ciclístico Prof. Orígenes Martins” em homenagem às crianças, contará com participação dos grupos de bikes de Manaus

O Grupo Pedala Figueiredo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, estará realizando, como parte da programação em comemoração ao dia das crianças, um grandioso passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade. O passeio ganhou o nome de “I Passeio Ciclístico Prof. Orígenes Martins”, numa merecida homenagem um grande educador, que muito contribuiu para o desenvolvimento do município desde sua criação, tendo seu filho Paulo Martins, sido um dos prefeitos de nossa cidade.

O passeio ciclístico, deverá ser o maior já realizado na cidade, com cerca de 350 participantes. A grande novidade deste passeio, será a participação dos principais grupos de bike de Manaus como: Pedala Pesado, Pedalando Com Você Lírio do Vale, Pedala Esperança, Pedala Manaus, Speed Bike, Pedalando Com Você Alvorada e Amazon Bike, que gentilmente aceitaram o convite do prefeito Romeiro Mendonça e do Grupo Pedala Figueiredo e virão ao município participar das festividades em comemoração ao dia das crianças.

O evento acontecerá no dia 13 de outubro, com concentração na Av. Onça Pintada em frente ao bairro Galo da Serra II, com sorteio de bikes, equipamentos de segurança e distribuição de camisas a todos os participantes. O percurso sairá da Av. Onça Pintada, passando pelo Parque do Urubui, centro da cidade, bairro Morada do Sol e chegada na Praça da Vitória. 

Grupos participantes: 

  • Pedala Figueiredo
  • Academia Figueiredo Top Team- FTT- Wdeyvison Ribeiro
  • Pedala Pesado – Alisson Silva
  • Pedalando Com Você Lírio do Vale – Mayara Fonseca
  • Pedala Esperança – Cristiane Melo
  • Pedala Manaus – Paulo Aguiar
  • Speed Bike – Paulinha Santiago
  • Pedalando Com Você Alvorada – Fernando Barroso
  • Amazon Bike – Manuel Araújo

Comissão dos Ciclistas do Amazonas- Fernando Barroso ( Presidente)

Um breve histórico do homenageado:

ORIGENES ANGELETINO MARTINS

 

         Nasceu no Careiro, AM, no dia 23 de maio de 1927.

         Estudou no Grupo Escolar Nilo Peçanha, na escola Aprendizes Artífices e no Colégio Dom Bosco, indo depois para o Seminário Menor, em Manaus, onde passou 6 anos. Fez Seminário Maior em Fortaleza, Ce., terminando o curso de Filosofia na Faculdade de Filosofia do Ceará, onde foi líder universitário. Lecionou em Fortaleza nos colégios Lourenço Filho, Farias Brito, Castelo Branco e Capistrano de Abreu. Ao voltar para Manaus, a convite de Dom Alberto Gaudêncio Ramos, fundou o Instituto Christus do Amazonas (1954) que, ao longo dos tempos, foi evoluindo: Ginásio Christus, Colégio Christus, Centro Educacional Christus do Amazonas e Centro Integrado de Educação Christus – CIEC. O Christus revolucionou a educação no Amazonas, criando em seus alunos o respeito pelas pessoas e a liberdade com responsabilidade. Fundou também o CIESA – Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas, com a FAMEC – Faculdade Amazonense de Educação e Cultura. Foi Secretário de Educação, Cultura e Desportos do Amazonas. Fez parte do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, sendo Presidente por mais de um período. Professor de Filosofia, História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil. Possui registro de Diretor de Estabelecimento de Ensino. Chefe de Departamento da Escola de Serviço Social André Araújo e da Faculdade de Educação da Universidade do Amazonas, tendo sido também membro do Conselho Universitário da UA. Membro fundador da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas – ALCEAR.

         Homenagens recebidas:

– Título de Cidadão Benemérito de Manaus, pela Prefeitura Municipal de Manaus, através da Câmara de Vereadores.

– Medalha do Mérito Educacional, pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas.

– Medalha de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro.

– Medalha Tiradentes, pela Polícia Civil do Amazonas.

– Medalha de Mérito do Estado do Amazonas, no grau de Grã Cruz.

– Medalha do Mérito Legislativo do Amazonas.

– Mérito Empresarial.

         Foi Secretário de Educação do Estado durante o governo de Gilberto Mestrinho.

Foi redator do jornal A Crítica, membro da Associação de Pecuaristas do Amazonas, Presidente da Copersufra (Cooperativa do Distrito Agropecuário do Amazonas), membro do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, Presidente da Associação de Educação Católica, Presidente do Sindicato das Escolas Particulares (26 anos) e Assessor do Ministro da Educação Marcos Maciel, representando a Federação de Agricultura do Amazonas.

Foi professor de várias escolas em Manaus, entre elas o Instituto de Educação do Amazonas, o Ginásio Amazonense D. Pedro II, o Ginásio Aparecida,

Lecionou também na Universidade do Amazonas, onde ocupou a cadeira de Administração.

Foram mais de 50 anos dedicados à educação no Amazonas.

         Livros publicados:

– A Gestão da Escola Pública – 1991

– Amazônia – Um Nobre Cenário Dourado – 2008

– Nossa Escola, Nossa Vida – 2008

– Lembranças da Minha Vida – 2011

– Berenice Martins – 2011

– Amazonas – Uma das Maravilhas Naturais do Mundo – 2011

– Nossa Escola – Uma Relação de Amizade – 2012

– A Alegria de Viver – 2013

– Vale a Pena Viver – 2014

– Conhecendo o Amazonas – 2015

Faleceu no dia 26 de agosto de 2016, deixando uma linda família (sua esposa Berenice, 7 filhos, 18 netos e 6 bisnetos), além de todos os alunos que passaram por seus cuidados.

Por: Bosco Cordeiro

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)