Vamos ajudar Sr. Luiz a encontrar seus familiares

No dia 22 de novembro passado, uma equipe da Polícia Civil do 37 DIP, que tem como delegado titular o Dr. Valdinei Silva, fazia uma investigação na Comunidade do Rumo Certo, BR 174 KM 165, Presidente Figueiredo/AM, sobre o desaparecimento de um homem na região do Lago de Balbina, quando recebeu uma denúncia que um senhor de idade era mantido em condições degradantes em uma das ilhas do lago. Os investigadores  foram até o local e lá encontraram o Sr. Luiz Ferreira Marques que a primeira vista, realmente parecia estar em estado de abandono.

Perguntado se tinha documentos, Sr. Luiz que tem dificuldades auditivas informou que sim e que estariam sob a guarda da Sra. Maria de Fátima na comunidade. Os investigadores foram até o local e de fato lá encontraram a Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF do idoso que foram entregues pela filha de D. Maria pois a mãe se encontrava na capital.

O Sr. Luiz, conhecido como “Caçula”, foi trazido para a sede do município e recebeu assistência da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania-SEMASC, com o próprio secretário Sr. Ariones Silva, abrigando o idoso e colocando toda a sua equipe para tratar do caso, inclusive regularizando a questão da pensão que o mesmo recebe. 

Aprofundadas as investigações, ficou comprovado que a denúncia era totalmente sem fundamento pois D. Maria, num gesto de generosidade e atendendo o pedido de um pastor, acolheu o Sr. Luiz Ferreira Marques à cerca de três anos, tirando o mesmo das ruas e galpões pelo qual ele ficava perambulando, acolhendo-o em sua própria casa.

D. Maria é proprietária da ilha onde ele foi encontrado e para lá ele ia de livre e espontânea vontade, exercer atividades de agricultor. Porém, recentemente a mesma precisou se submeter a uma cirurgia e ficou impossibilitada de continuar dando assistência ao velhinho mas, mesmo assim, o Sr. Grizante de Souza Moreira, esposo de D. Maria, ia constantemente até a ilha levar rancho para Sr. Luiz.

O Sr. Luiz Ferreira Marques é natural de Belém /PA, nasceu em 31/08/1937 (80 anos), filho de João Ferreira da Costa e Filomena Marques de Souza. O mesmo não tem contato com seus familiares há mais de 20 anos e segundo informações preliminares, possui quatro irmãos: Antônia Marques Moraes, Ilda de Souza Feleo, Maria de Nazaré Marques de Souza e Valmira Marques dos Santos.

 

A SEMAC ainda mantém o idoso sob sua guarda e juntamente com o delegado municipal Dr. Valdinei, estão em busca de um local adequado para abrigar o idoso dignamente, até que algum de seus familiares possa ser encontrado. O delegado pede a todos que divulguem o caso nas redes sociais, para que assim, facilite o trabalho de encontrar os parentes de “Caçula”.

Por: Bosco Cordeiro

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)