SAAE REALIZA COLETA DE ÁGUA NO IGARAPÉ DO URUBUI PARA ANÁLISE DE MONITORAMENTO E CONTROLE DE QUALIDADE EM PRESIDENTE FIGUEIREDO.

A água é um recurso hídrico primordial para a sobrevivência das espécies animais, vegetais e das pessoas.
Considerando que o município de Presidente Figueiredo, é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Manaus, e conta com uma fartura de Água, Selva, Recursos naturais, Cavernas, Corredeiras, Igarapé  e Cachoeiras. O Ministério do Turismo catalogou mais de cem quedas d’água no município, muitas delas exploradas economicamente através do ecoturismo.
Para o Químico John Lira “O objetivo deste trabalho que é realizado a cada 3 meses serve para identificar possíveis poluições urbana no Igarapé do Urubui, as análises físico-químico são exigências legais dos órgãos de fiscalização, através de estudos experimentais de parâmetros como demanda bioquímica de oxigênio (DBO), nitrogênio amoniacal e oxigênio dissolvido (OD) entre outras.
A metodologia consistiu em coletas de amostras da água do igarapé bem como os dejetos de entrada e saída da ETE e logo em seguida enviadas ao laboratório Amazonlab certificado pelo IPAAM para realizar análise laboratorial, após o recebimento e realização de análises esses laudos serão encaminhados ao IPAAM/CONAMA. Com essas ações de monitoramento contínuo no rio e ETE (Estação de Tratamento e Esgoto) faz-se necessário para criar métodos que minimizem a poluição, garantindo assim sua qualidade e conservação.
Para a diretora do SAAE Dra. Elizabeth Gonzales, “Faremos todos os esforços possíveis para manter a qualidade das água do Igarapé dentro dos padrões requisitados pelos órgãos de fiscalização, bem como o tratamento dos dejetos coletados na rede de esgoto”.
O SAAE-PF, reitera mais uma vez que estamos sempre disponível para tirar quaisquer dúvida e prestar esclarecimentos.

Presidente Figueiredo 15 de janeiro de 2018

Por: Bosco Cordeiro e Kamila Ferreira

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)