Homem tem membros amputados após levar lambida de cachorro

 

Os primeiros sintomas de Greg Manteufel foram febre e enjoo

Um caso raro de infecção generalizada aconteceu com Greg Manteufel, 48 anos, que precisou amputar as duas pernas e mãos. O homem, residente do estado de Wisconsin (EUA), contraiu a bactéria Capnocytophaga canimorsus, presente na saliva de cães e gatos.

 

Foto: Reprodução

De acordo com o jornal The Washington Post, os primeiros sintomas de Greg foram enjoo e febre. Em seguida, manchas avermelhadas começaram a surgir em diversos lugares pelo corpo, principalmente na área do peito e no rosto.

Após constatar que algo não estava certo, Greg foi ao hospital para entender o que poderia estar acontecendo. Depois de fazer uma série de exames, os médicos informaram a esposa dele, Dawn Manteufel, que o diagnóstico era de uma rara infecção sanguínea após entrar em contato com a bactéria presente na saliva de cachorros, conhecida como sepse.

A esposa de Greg contou ao jornal que os médicos receitaram antibióticos para tentar interromper a infecção. Entretanto, os coágulos bloquearam a passagem do sangue para suas extremidades, matando os tecidos e músculos. Isso fez com que a vida de Greg corresse perigo, levando à decisão de cortar as duas pernas e mãos.

Segundo a publicação, a bactéria encontrada em gatos e cachorros, geralmente, é nociva aos humanos. Porém, em casos raros, é possível que ela infeccione o sangue, levando a morte.

Dawn Manteufel afirma não saber qual cão passou a bactéria ao marido, até porque ele teve contato com oito cachorros, um deles de propriedade do casal. “Ele ama cachorros, não se importa em tocar neles”, disse em entrevista ao jornal The Washington Post.

O paciente está há cerca de um mês no hospital depois do ocorrido. Já passou por cirurgias para retirar e limpar o tecido morto que ficou da amputação. Dawn diz que ele continua com bom humor, mesmo sabendo que passará o resto da vida em uma cadeira de rodas.

O que é um infecção generalizada?

Sepse é uma síndrome clínica decorrente de complicações de infecções graves sendo caracterizada por uma resposta inflamatória sistêmica e lesão tecidual difusa. Está associada a uma desregulação da resposta inflamatória normal, com liberação maciça e descontrolada de mediadores inflamatórios, criando uma cadeia de eventos que levam à lesão tecidual. 

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/minha-vida/homem-tem-membros-amputados-apos-contrair-infeccao-por-lambida-de-cachorro,67aedb3cd5d918d53cbd60b16d3e238a0nngmri0.html

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)