Saiba como usar a nota do Enem no Sisu, ProUni e Fies

Participantes do exame poderão utilizar pontuação em programas do governo para ingressar em instituições de ensino superior

Após fazerem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, o momento mais esperado pelos participantes é a divulgação dos resultados finais da avaliação, prevista para 18 de janeiro do próximo ano. Em seguida, a pontuação pode ser usada pelos candidatos em programas do governo para ingresso em instituições públicas e privadas de ensino superior. São elas: Sisu, ProUni e Fies.

via GIPHY

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por exemplo, é possível pleitear vaga em universidades e instituições públicas. Para participar, o interessado precisa se inscrever pela internet, utilizando o número de inscrição e a senha do Enem de 2018 – não há cobranças ou taxas. De acordo com o Inep, o Sisu abre dois processos seletivos por ano. Um deles no início do primeiro semestre e o outro no começo do segundo semestre de cada ano. As datas são divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) no período. Por isso, é importante ficar atento!

Durante a inscrição, o candidato tem que escolher, em ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu – é possível fazer alterações nas escolhas ao longo do processo. Será considerada válida a última inscrição confirmada. O interessado também deve informar se irá concorrer por cotas ou por ampla concorrência.

via GIPHY

Posteriormente, o sistema seleciona os inscritos mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas desta edição do Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou ao bônus). Caso o participante tenha pontuação para se classificar em suas duas opções de curso, apenas a primeira vaga será levada em consideração. É importante ressaltar que para se candidatar ao Sisu, o candidato não pode ter zerado a redação.

Em caso de dúvidas, acesse o site do Sisu.

ProUni
Outra alternativa para os candidatos ao Enem se aproximarem do ensino superior é o Programa Universidade para Todos (ProUni). A iniciativa concede bolsas parciais (50%) ou integrais em institutos da rede privada. Podem se candidatar estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na rede particular, como bolsistas integrais, e que tenham renda familiar de até três salários mínimos.

Para conseguir bolsa de 100%, o inscrito deve ter renda familiar de, no máximo, um salário mínimo e meio. Além disso, para participar da seleção é preciso ter obtido pelo menos 450 pontos no exame e ter tirado nota maior que zero na produção textual exigida no Enem.

As inscrições podem ser feitas no início de 2019 por meio do site do Prouni. A data oficial será confirmada pelo MEC.

via GIPHY

Fies
Quem fez o Enem a partir de 2010 pode utilizar a nota para obter financiamento estudantil, por meio do Fies, em cursos de instituições particulares de ensino superior, com juros menores e prazos mais longos em relação ao mercado. Para saber de todas as condições e prazos para se candidatar, acesse o site do programa.

via GIPHY

Enem 2018
No próximo domingo (11/11), será aplicada a prova de exatas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 1.725 municípios brasileiros. Cerca de 5,5 milhões de inscritos devem participar da avaliação nesta edição. Na data, os candidatos terão que responder 45 questionamentos de matemática e outras 45 perguntas relacionadas a ciências da natureza.

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/educacao-br/saiba-como-usar-a-nota-do-enem-no-sisu-prouni-e-fies
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)