COPA DAS CACHOEIRAS: “O GOL DE PLACA DE CRAQUE DO PASSADO”

A Copa das Cachoeiras é considerada hoje a MAIOR e melhor Competição de Futebol de BASE do estado do Amazonas

Habilidade, técnica, raça, criatividade e agilidade, são algumas das características de um bom jogador de futebol, que ficam eternizadas e glorificadas, quando culminam em um gol. Mozart Carlos, 37 anos, graduado em Educação Física, professor do ensino superior e um ex-jogador do futebol amazonense, utilizou todas essas características em sua passagem nos campos manauaras, mas reservou o seu mais lindo gol, o seu gol de placa, para quando encerrasse a carreira…A “COPA DAS CACHOEIRAS” é o momento sublime de Mozart dentro das quatro linhas.

Filho de missionários, um Militar aposentado e uma Assistente Social, conheceu o Município de Presidente Figueiredo, acompanhando os pais em uma das viagens à nossa cidade, que logo também passaria a ser sua terra de coração, motivado pela compra de uma casa, realizada por seu pai, na Comunidade do Jardim Floresta. Hoje os laços são mais fortes,  Camilly e Mariah, duas filhas que também são filhas da terra e moradoras do município.

E foi numa dessas andanças, que ao passar pelo antigo “Campinho do Limão”, que o craque avistou umas crianças jogando futebol e ele assim descreve: “Fui até lá e fiquei observando por um tempo, descalços com uma bola toda remendada então pensei no dia que eu parar de jogar vou montar um projeto aqui”! Assim nasceu a “COPA DAS CACHOEIRAS” um verdadeiro gol de placa, assim descrita por seu criador: 

“Em 2013 foi criada a ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO FIGUEIREDENSE, logo em seu primeiro ano participamos do Campeonato Amazonense (FAF) nas categorias Infantil e Juvenil, no ano seguinte a falta de calendário das categorias de BASE no Estado do Amazonas, e a falta de projetos sócios desportivos e apoio aos Jovens, crianças e adolescentes do Município de Presidente Figueiredo, fez com que o ex-atleta de futebol profissional e Professor de Educação Física Mozart Carlos Lopes encontra-se uma alternativa. “Em 2015 com muito sacrifício e sem apoio algum, conseguimos levar 18 adolescentes até Santa Catarina, disputamos dois torneios, em um deles nos sagramos campeões vencendo uma equipe de Rosário da Argentina. Enquanto os atletas comemoravam, me peguei pensando e agora? Muitos desses que aqui estão ganharam uma motivação extra pra seguir em busca dos seus sonhos, outros que não vieram por falta de recursos certamente ficarão na expectativa de ter a mesma oportunidade, e pelo alto custo eu sabia que tão cedo não voltaríamos”.
Isso me tirou o sono, não poderia desampara-los, seria mais um a fazer isso, foi então que me surgiu à ideia de Realizar uma competição em nosso Município, o Nome não foi difícil de achar, COPA DAS CACHOEIRAS, fazendo alusão as mais de 100 cachoeiras catalogadas que temos em nossa Cidade. A primeira edição Janeiro de 2016, 5 clubes convidados e claro o anfitrião FIGUEIREDENSE, numa final eletrizante a ESCOLA OFICIAL DO FLUMINENSE – Unidade Manaus (Guerreirinhos) sagrou-se campeão. O primeiro título dentro de casa veio no ano de 2017 com um gol de bicicleta de Henrique Balotelly, a ASSOCIAÇÃO Atlético FIGUEIREDENSE venceu o São Raimundo de Roraima (primeiro clube de fora do Amazonas a participar do torneio). A Ascenção do evento foi tão rápida que fomos obrigados a realizar uma edição especial em Junho, para atender a quantidade de equipes querendo participar (Hoje por falta de estrutura dividimos em Copa das Cachoeiras Sub 13, Sub 15 e Sub 17 realizada em Janeiro/Fevereiro e Copa das Cachoeiras KIDS – Sub 9 e Sub 11 realizada em Junho/Julho).
Ano após anos só crescemos em estrutura, Nível Técnico e em número de clubes, o que começou com 6 equipes, dobrou pra 12 em sua edição posterior chegou a 18 e nesta edição teremos 21 equipes de 3 Estados (Amazonas, Roraima e do Pará) além de 1 equipe da Venezuela e uma da Guiana Inglesa o que nos traz a CHANCELA de Torneio Internacional.
A Copa das Cachoeiras é considerada hoje a MAIOR e melhor Competição de Futebol de BASE do estado do Amazonas e o objetivo é em no máximo 2 anos nos tornar a MAIOR de todo Norte do Brasil, e não temos duvidas que isso acontecerá.
A cada edição LOTAMOS 6 pousadas, 3 restaurantes, temos um Staff de 21 pessoas do MUNICÍPIO, tudo isso para atender 500 pessoas por edição, movimentamos o comércio local, nossas lanchonetes os ambulantes, nossas corredeiras são visitados pelos atletas, comissão técnica, familiares, torcedores.
Estamos felizes em poder oferecer isso aos nossos Jovens, crianças e adolescentes, você percebe que hoje socializamos, geramos emprego e renda, porém tristes por não recebermos apoio algum por parte do poder público Municipal, teve edições que tivemos prejuízos mesmo assim continuamos acreditando e nos fortalecendo ano após ano.
Sejam bem vindos a Presidente Figueiredo, terra das cachoeiras e da COPA das CACHOEIRAS”.

Por: Bosco Cordeiro

 

 

 

Enjoy this blog? Please spread the word :)