Extração e beneficiamento de Potássio no Amazonas será debatido em Audiência Pública na Câmara dos Deputados

Extração e beneficiamento de Potássio no Amazonas será debatido em Audiência Pública na Câmara dos Deputados

O deputado federal Capitão Alberto apresentou requerimento durante sessão na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia – CINDRA para realização de audiência pública com intuito de apresentar e debater a viabilidade social, politica, econômica e ambiental da extração do potássio no Amazonas.

Atualmente, 95% do potássio consumido no Brasil é importado de países como Canadá, Russia, Alemanha e Israel. No Brasil um dos maiores depósitos de Potássio fica no município de Autazes, localizado a 120 km de Manaus. O minério a ser extraído do município é capaz de suprir de 20 à 30% da necessidade do Brasil.

Neste início de ano, os chineses buscaram o governo do Amazonas para articular uma parceria na busca de fertilizantes fabricados a partir de potássio.

Sabendo do interesse da China e vendo que essa pode ser uma grande fonte de renda econômica para o município de Autazes, que abriga cerca de 37 mil habitante, Alberto Neto sugeriu durante sessão na CINDRA que seja feita uma audiência pública para estudar a viabilidade de extração do fertilizante.

Com a exploração do potássio será possível gerar cerca de 1.200 vagas de empregos diretos na fase de implantação e aproximadamente 1.500 na fase de operação e cada emprego direto gerado quatro novos empregos são gerados indiretamente no Brasil.

O Amazonas detém a maior reserva do País, com depósitos que ultrapassam a marca de um bilhão de toneladas. Para a preservação/proteção de um bem natural exige que lhe seja aplicado uma atividade econômica.

Para o deputa Capitão Alberto Neto, esta é uma grande oportunidade para desenvolver a economia do município. “Autazes hoje é conhecida como a terra do leite, mas pode se desenvolver ainda mais com a extração do Potássio, essa é uma ótima oportunidade é geração de renda direta e indireta no município”, disse.

O Potássio

O potássio é um elemento essencial para o processo de crescimento das plantas. Quando falta potássio no solo, os vegetais ficam menos resistentes às mudanças climáticas e ao ataque de pestes. A qualidade das lavouras também é comprometida, com caules mais fracos, grãos de tamanho menores e formatos irregulares.

O solo brasileiro é pobre em potássio, por isso, é necessário adicioná-lo como fertilizante.

Nossa saúde também depende de potássio. A carência desse elemento no corpo humano pode provocar câimbras, problemas de crescimento, dificuldades respiratórias, derrames e até a diminuição dos abatimentos cardíacos.

A​ssessoria de Comunicação

Herizanya Peixoto
(92)​ 99164-2716

​Rita Ferreira ​
​(92) 98208-9685

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)