UMA VIDA MAIS ATIVA ATRAVÉS DO MOVIMENTO POR LILIAN DANIEL

“Uma vida mais ativa através do movimento! Como sair do sedentarismo e iniciar um programa de exercícios físicos com segurança.”

Com o aumento da procura pela saúde e bem estar, muitos têm vontade de iniciar uma vida mais ativa através dos exercícios ou até mesmo conquistar o “corpo perfeito” dentro das academias de ginástica ou boxes de treinamento, porém essa vontade pode comprometer a saúde, principalmente a dos iniciantes em qualquer atividade física. Exercícios praticados incorretamente e sem acompanhamento profissional podem gerar lesões, dores musculares, quadros de inflamação e até mesmo a temida Rabdomiólise (síndrome grave que ocorre devido a uma lesão muscular direta ou indireta, que ocasiona a morte das fibras musculares, liberando seu conteúdo para a corrente sanguínea. Esse processo pode afetar principalmente os rins, que não conseguem remover os resíduos concentrados na urina ocasionando muitos danos e em alguns casos até a morte).
É preciso planejamento para ter sucesso no treinamento físico e o primeiro passo é procurar a opinião de um médico (sugiro sempre um cardiologista) além de selecionar um bom profissional de Educação Física para orientar sobre a melhor forma de trazer benefícios ao corpo e ao organismo, sem cometer danos indesejáveis.

PUBLICIDADE


Aqui estão os 10 passos para você iniciar as suas atividades com segurança:
1. Procure um médico para fazer os exames necessários para saber se está apto. É a partir dessa avaliação que a pessoa fica liberada ou não para as práticas esportivas.
2. Se liberado pelo médico, procure um profissional de educação física, personal trainer ou instrutor da academia, para desenvolver um programa indicado às suas necessidades, condicionamento físico atual e histórico.
3. Procure profissionais que ofereçam estratégias personalizadas para atingir os resultados desejados, sem seguir modismos.
4. É importante optar por atividades que combinem com necessidades físicas, como possíveis problemas musculares e de postura, estilo de vida e a rotina do novo aluno: se trabalha em pé ou sentado, se tem algum hobby, se é uma pessoa estressada.
5. Mesmo com autorização médica, devem ser feitos testes para avaliação do condicionamento físico na parte cardiovascular, neuromuscular e flexibilidade.
6. Não tente forçar a realização de exercícios. Muitas vezes, o aluno acredita que ele precisa se adequar aos exercícios e equipamentos da academia, mas é exatamente o contrário. É preciso adequar os exercícios e equipamentos às necessidades particulares de cada um, respeitando os seus limites sempre, para que a atividade física seja prazerosa, traga resultados e não danos.
7. É sempre melhor começar devagar. O ideal para quem está iniciando a prática de atividades físicas é dedicar-se de duas a três vezes por semana, durante 40 minutos a 1 hora. Não adianta começar de uma vez, pegando cargas pesadas e abusando nos exercícios aeróbicos. Cada um tem que saber respeitar o período de adaptação e o próprio limite do seu corpo para, futuramente, ter um melhor resultado e atingir o objetivo proposto com saúde e segurança. Se você se esforçar demais no começo, vai acabar sofrendo lesões, o que resultará no distanciamento da academia e na suspensão da atividade.
8. O começo das atividades pode ter como objetivo a correção de pequenos problemas de postura, alongamento e flexibilidade. Corrigindo isso, é possível iniciar um trabalho mais voltado para a conquista do objetivo de cada aluno.
9. Se a intenção é perder peso, o ideal é um treino de alto gasto calórico. Quanto mais exaustivo, mais gordura irá queimar. Para quem quer ganhar músculo, o ideal é um treino voltado para a hipertrofia muscular, fazendo séries de exercícios com cargas mais pesadas. É importante sempre mudar a intensidade dos exercícios para o corpo não se acostumar e, assim, responder de uma forma mais rápida.
10. Independente do objetivo, uma alimentação balanceada é imprescindível para alcançar os objetivos.

🚨 Agora vem a dica de ouro: fuja das promessas de resultado rápido e do (a) professor(a) que te apresenta os esteróides anabolizantes (popularmente conhecidos como bomba) como “atalho” para ter um corpo perfeito. Os efeitos colaterais são irreversíveis e a conta a pagar pela falsa beleza é muito alta…nem sempre um corpo bonito é sinônimo de saúde.
Para conquistar uma vida mais ativa, basta ter equilíbrio, persistência nos exercícios físicos e cuidar da qualidade da sua alimentação. Preserve seu corpo e suas articulações. A intenção é que o treino te acompanhe pela vida inteira. Mantenha bons hábitos.
Agora que você já sabe como iniciar suas atividades com segurança, é só seguir o passo a passo e conquistar uma vida #felizesaudável de verdade. Ah, e se precisar estou aqui para ajudar no seu planejamento através da consultoria presencial ou online❣Siga @liliandanielhealth e mande um direct para afinarmos o contato!
Nos encontramos na próxima semana, sugestões de tema são sempre bem vindas. Um grande abraço e até mais!
Tema sugerido por: Bosco Cordeiro

Por: LILIAN DANIEL
A Personal Trainer Lílian Daniel é graduada em Educação Física pela UFAM, pós graduanda em Gerontologia-Saúde do Idoso (FUNATI/UEA) e associada CREF, SBC e SOCESP. Pra entrar em contato acesse @liliandanielhealth

 

 

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)