COM CELAS SUPERLOTADAS, DETENTOS GANHAM BANHO DE SOL EM PRESIDENTE FIGUEIREDO.

COM CELAS SUPERLOTADAS, DETENTOS GANHAM BANHO DE SOL EM PRESIDENTE FIGUEIREDO.

Por determinação do Dr. Valdinei Silva, Delegado Titular do 37 DIP, em Presidente Figueiredo, os detentos que ali se encontram à disposição da justiça, puderam na  manhã desta quarta-feira(29/05), tomar banho de sol já que as visitas estão suspensas por conta da prevenção ao corona vírus e também em razão das condições a que estão submetidos, com celas superlotadas.

Nas dependências do 37 DIP, existem apenas duas celas com dois metros quadrados cada, espaço este, que deveria ser ocupado por no máximo quinze detentos. Diante da crise no sistema carcerário no Estado, onde só podem ser transferidos do distrito para as unidades prisionais apenas os detentos já julgados, hoje, a carceragem de Presidente Figueiredo conta com quarenta e dois detento.

Isso resulta em condições subumanas, com alto risco de contrair doenças por conta das péssimas condições de insalubridade do lugar. Para acomodar tantas pessoas, as redes já estão sendo atadas em “três andares” e as seis mulheres ali mantidas, ocupam um espaço da área de serviço da delegacia já que não existe carceragem feminina na cidade.

Dr. Valdinei já solicitou transferência de alguns detentos de maior periculosidade no intuito de amenizar a situação e aguarda resposta do Estado sobre seu pedido. O pior, é que a todo instante aparecem novos casos de flagrante sem que haja mais condições de manter na carceragem, obrigando a autoridade policial a tomar a decisão de mantê-los em liberdade, pondo em risco a sociedade.

 

A situação é crítica, com risco de motim ou tentativa de fuga e até mesmo a obrigação em manter a integridade física dos encarcerados fica comprometida. A Polícia Militar sob às ordens do Cap. Laurênio prestou apoio para que os detentos pudessem tomar o banho de sol em segurança.

Por: Bosco Cordeiro

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)