Menino que passou 9 anos internado recebe alta no Amazonas

 

Depois de 9 anos internado no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas, Alex Miranda Gomes, 12 anos, recebeu alta nesta terça-feira (2). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), ele era o paciente mais antigo da unidade.

Alex, de 12 anos, teve alta em meio a comemorações após 9 anos internado (Foto: Gisele Rodrigues/Susam)

Alex é portador de uma miocardiopatia – doença que causa alterações no músculo cardíaco – e tem sequelas de dois acidentes vasculares hemorrágicos. Seu quadro clínico, no entanto, está estabilizado.

A alta foi possível porque a família recebeu equipamentos hospitalares, parte do programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde. Além disso, o menino receberá visitas semanais de uma equipe multidisciplinar composta por médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“É importante que esses pacientes crônicos possam estar em suas casas, no aconchego do seu lar e levando uma vida mais segura, sem o risco de uma infecção hospitalar e outras complicações”, diz o pediatra do Icam, Carlos Queiroz.

Alex deixou o hospital em meio a aplausos e muita comemoração. À Secretaria de Saúde, a mãe também celebrou: “Eu nunca perdi a esperança de que ele voltaria para casa, que um dia ele ia sair, e esse dia chegou”, afirma Silvane Miranda.

https://revistacrescer.globo.com/

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)