GRUPO DESOBEDECE LEI PARA VISITAR CACHOEIRA E SÃO DETIDOS EM PRESIDENTE FIGUEIREDO
O Decreto Estadual n° 42.330 de 28 de maio de 2020 e Portaria n° 004/2020 – SEMMAS, fechou temporariamente a visitação aos parques municipais em Presidente Figueiredo, por conta das medidas de prevenção e combate ao Coronavírus. A medida atinge o Parque do Urubui, Caverna Maroaga, Gruta do Raio e Parque das Orquídeas. Por outro lado, os balneários e cachoeiras particulares reativaram as atividades, dentro de um protocolo pré-estabelecido e estão sendo monitorados e fiscalizados com frequência.
Por ser de responsabilidade do poder público, os parques municipais ainda não foram reabertos e, só o serão, quando as autoridades sanitárias estiverem seguras de que a reabertura, não causará a incidência de novos casos da doença na cidade. No entanto, a Cachoeira das Orquídeas, pela proximidade de bairros populosos, pela facilidade de acesso e vulnerabilidade de fiscalização, têm sido um local com frequente presença de pessoas em desobediência à leis.
Por a área ser extensa e com apenas uma guarita em sua entrada, as pessoas burlam a fiscalização por trilhas pelas matas. Na tarde deste sábado 27/06, um grupo de pessoas descumpriu o decreto e desacatou a funcionária pública, sendo necessária a intervenção policial.
entenda:
7a CIPM
Presidente Figueiredo
Policiais Militares da 7ª CIPM detêm mais de 13 pessoas após invadirem o Parque das Orquídeas e ir a cachoeira das Orquídeas no município de Presidente Figueiredo.
A guarnição da viatura 1950 da 7ª CIPM, por volta de 14h15m deste sábado (27/06), localizaram e detiveram o grupo, que descumpriu a determinação de fechamento do parque, através do Decreto Estadual n° 42.330 de 28 de maio de 2020 e Portaria n° 004/2020 – SEMMAS para evitar o avanço do coronavírus.
Um grupo com 13 pessoas foi levado à delegacia após descumprir o decreto de fechamento do parque e ainda desacatar funcionária pública que estava de serviço, invadiram o Parque que estava fechado para tomar banho na cachoeira.
Eles foram encontrados pela guarnição do 1° SGT Jailson Silva (12558) e o 2° SGT Michell (16906),
parte do grupo usou o terreno próximo ao parque para entrar na área de preservação, a outra parte desobedeceram a ordem de proibição da funcionária pública do Parque e entraram.
Apesar da advertência, eles continuaram frequentando o lugar. Todos foram levados para a 37° DIP e autuados por desacato e invasão a área ambiental.
Além de entrar sem permissão no parque e desrespeitar o Decreto Estadual e Portaria Municipal, eles constumam deixar um rastro de sujeira próximo à cachoeira.
CAP QOAPM LAURÊNIO – Comandante da 7ª CIPM
PRESIDENTE FIGUEIREDO
☎Whatsapp/ Disk Denuncia- 7ª CIPM (92) 98842-1606
Servir e Proteger
Por: Bosco Cordeiro