Dia do Agricultor: Câmara de Presidente Figueiredo reconhece atividades do homem do campo

 
 
Parlamentares aprovam projeto de Lei, em sessão ordinária que homenageia os agricultores de Presidente Figueiredo, que ajudaram a promover o desenvolvimento rural da terra das cachoeiras.
Como forma de homenagear os agricultores de Presidente Figueiredo, os vereadores aprovaram o projeto de Lei, de autoria do vereador Haroldo Marques Bittar (PL), que institui o Dia do Agricultor Familiar e a Semana Municipal da Agricultura Familiar. A comemoração será integrada ao calendário de eventos da cidade anualmente, no dia 28 de julho.
Após sancionada pelo Executivo, a Câmara já iniciou as comemorações e junto com as secretarias adjunta de gestão participativa e a secretaria de agricultura.
Na sessão especial realizada na manhã desta terça-feira (27), a mesa diretora da câmara fez a entrega de moção de aplausos a agricultores, secretários e de funcionários públicos que se destacaram nos últimos anos e ajudaram a promover o desenvolvimento agrícola de Presidente Figueiredo. O evento contou com a participação dos vereadores, homenageados e familiares e também da prefeita de Presidente Figueiredo Patrícia Lopes (MDB).
“Esse evento foi uma forma de comemorarmos e valorizarmos o árduo trabalho e de extrema importância que vem sendo realizado diariamente pelos agricultores e produtores de nosso município. Neste momento estamos lembrando o agricultor a importância que ele tem. Muitos sabem, mas muitos sabem também que não tiveram apoio, oportunidade, eles mesmos se desmotivaram. É por isso que estamos aqui para dizer o contrário. Vocês são parceiros da administração e nós respeitamos muito o agricultor.
Os agricultores de Presidente Figueiredo vêm ajudando a nossa administração. Vocês estão gerando renda e empregos em nosso município. Estamos trabalhando para trazer uma empresa de analise de solo. Isso vai melhorar ainda mais o trabalho de vocês, e agora com a chegada do verão, vamos colocar três frente de trabalho para aproveitar e recuperar os ramais que estão com problema de trafegabilidade e assim, vocês possam escoar melhor a produção agrícola. Parabenizo a cada um agricultor que são responsáveis por grande parte do desenvolvimento da agricultura de Presidente Figueiredo”, comentou a prefeita Patrícia Lopes.
Estiveram presente na solenidade especial, os vereadores Odimar Cipriano, Raimundinho vidraceiro, Thales Pacheco, Cesar Amaral, Tharlison Barros, Virgílio Mendonça, Haroldo Bittar, Mario Motoboy e Ronaldo Macarrão.
Segundo o vereador Ronaldo, o dia do agricultor é celebrado em 28 de julho, data criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek.
“E hoje aqui em Presidente Figueiredo, a gente vem a público reconhecer os trabalhos dos agricultores rurais do nosso município. Todos os dias eles fazem um sacrifício imenso para trazer alimentos para a nossa mesa, então estas pessoas já era para ter sido reconhecida a bastante tempo”, comentou o vereador Ronaldo Macarrão.
De acordo com o autor do projeto de Lei, vereador Haroldo Bittar (PL), o dia do agricultor e da Agricultura Familiar, a intenção é propiciar as discussões em torno do tema, e que isto permitirá ampliar o acesso às ações de apoio a agricultura familiar aos produtores e produtoras, o que “é de fundamental importância para o seu fortalecimento do setor”.
“Isso já era pra ter sido reconhecido a muito tempo. Reconhecer e valorizar os agricultores que, por meio da agricultura familiar, vem contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado e município. Assim, nada mais justo, a exemplo de outras categorias, instituirmos esta data que deverá fazer parte também do calendário oficial do Município”, concluiu o vereador.
“Nós sabemos da dificuldade do agricultor em sua atividade. Sou filho de agricultor, da área rural do município de Parintins. Por isso, cada vez mais, valorizar o produtor rural porque são eles que produzem e trazem pra cidade nossos alimentos”. Disse Mário Costa, vice-presidente da Câmara.
Por: Francisco Carioca
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)