Prefeitura inicia pacote de obras da saúde pela reforma e ampliação de quatro UBS na zona rural de Presidente Figueiredo

 

Além de ampliar a capacidade de atendimento das unidades, as obras estão gerando emprego e renda nas comunidades Marcos Freire (Estrada de Balbina), Boa Esperança, Jardim Floresta e Canoas (BR 174)

Depois de reformar, ampliar e modernizar cerca de 70% das escolas municipais em 2022, este ano, a prefeitura de Presidente Figueiredo pretende fazer o mesmo com as unidades de saúde.
Com investimentos da ordem de R$ 2 milhões, estão sendo reformadas, ampliadas e modernizadas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das comunidades do Canoas, Maria das Gracas A. Brasileiro e Boa Esperança, localizadas em comunidades rurais da BR 174 e Marcos Freire, no Km 13, da rodovia AM 240 (Estrada de Balbina).
De acordo com a prefeita Patrícia Lopes, o planejamento foi feito para que, até o final deste ano, 18 unidades de saúde, entre UBS e unidades de apoio, tenham sido reformadas e feitas as adequações necessárias, para ofertar um atendimento de qualidade e oferecer as melhores condições de trabalho aos servidores da saúde e aos usuários.
“Fizemos um levantamento de todas as demandas e, a partir daí, elaboramos um plano de trabalho que será executado durante todo este ano. Algumas unidades, além da reforma geral, serão ampliadas, para que possamos ofertar um leque maior de serviços, incluindo atendimento odontológico”, explica a prefeita Patrícia Lopes.
Além de recursos próprios do orçamento municipal, nesse primeiro lote de obras, do qual fazem parte a UBS Maria das Graças A. Brasileiro, estão sendo investidos recursos de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Ramos, inserida no orçamento do governo federal, a pedido dos vereadores Marcos Nascimento, Tharlisson Barros, Thales Pacheco, Cesar Amaral e Haroldo Bittar.

Localizada no Km 126 da BR 174, essa unidade de saúde foi inaugurada em 2012 e, somente agora, depois de uma década, está sendo reformada pela primeira vez. Além da substituição de forro e telhado, instalações elétricas e hidráulicas, estão sendo reformados e revitalizados, o consultório odontológico e os banheiros.
Na UBS do Canoas, além da troca de telhado, forro e louças e ferragens dos banheiros, mobiliário, também está sendo construída uma nova estrutura de caixa d’água, estão sendo revitalizadas portas e janelas, paredes e piso e também está sendo feita a recuperação das redes elétricas e hidráulicas. Construída em 2002, essa é a primeira reforma geral que está sendo feita na unidade.
A UBS Boa Esperança, localizada no Km 120 da BR 174, além da reforma geral, está sendo ampliada. O prédio vai ganhar uma nova recepção, sala de Endemias e copa, além de um novo piso, telhado e forro, nova estrutura de caixa d’água e troca das redes elétrica, hidráulica e esgoto.
A UBS Marcos Freire, localizada no Km 13 da rodovia estadual AM 240 (Estrada de Balbina), também será reformada e ampliada. Além da reforma geral, a unidade vai ganhar recepção, sala de triagem, banheiros, telhado, piso e forro novos.
Além das quatro UBS que estão sendo reformadas, a prefeitura está concluindo as obras da unidade de saúde da comunidade Micade, UBS Castanhal, localizada no KM 134 da BR 174, que estavam paralisadas desde o início da pandemia. Após vistoria, fiscalização e ajustes no projeto as obras foram retomadas no ano passado e deverão ser concluídas ainda no mês de janeiro.

Mão de obra da comunidade
Nas quatro frentes de trabalho, abertas pela prefeitura, para executar as obras de recuperação e ampliação da rede municipal de saúde, em Presidente Figueiredo, a mão de obra contratada é da própria comunidade onde a obra está sendo realizada.
Daniel Costa de Souza é soldador de profissão, mas, desempregado há quase dois anos, não perdeu a oportunidade de trabalhar como servente na obra de reforma da UBS Canoas. Casado com a dona de casa Poliane Neves do Nascimento e pai de um menino de apenas um ano, se diz honrado de poder estar ajudando a reconstruir a UBS onde ele e sua família vão ser atendidos futuramente.
“Esse trabalho, além de ser uma maneira de conseguir o sustento da minha família, me enche de orgulho de tá ajudando a construir um local onde todos nós seremos beneficiados, principalmente o meu filho, que vai poder se vacinar, bem próximo de casa”, afirma.
Também na UBS Boa Esperança, todos os pedreiros e serventes são da própria comunidade, entre eles, Cláudio dos Santos da Costa. Com experiencia em obra de alvenaria, ele conta que tão logo soube da reforma da UBS, tratou de se informar onde deveria levar seu currículo.
“Essa maneira de trabalhar da prefeitura, de chamar as pessoas da comunidade para trabalhar, é muito boa. Dá oportunidade para quem mora perto e está desempregado. Estou muito agradecido e satisfeito, porque estava há quase um ano sem trabalhar”, destaca.
A situação de Wescley Rodrigues era a mesma de Cláudio, até que foi contratado pela construtora que executa a reforma da UBS Maria das Graças Brasileiro, no km 126 da BR 174. Ele, a exemplo de todos da equipe que trabalha na obra, estava desempregado há mais de um ano e a conquista do emprego, significou “começar bem o ano novo”.
Daniel Lemos, auxiliar de pedreiro, foi um dos primeiros contratados para a obra de reforma e ampliação da UBS Ministro Marcos Freire, no Km 13 da estrada de Balbina. Desempregado desde que foi concluída a reconstrução da escola municipal, que leva o mesmo nome da UBS, no final de 2021, não perdeu tempo em se apresentar para o trabalho, quando foi informado do inicio da reforma da unidade de saúde.
“Não foi difícil porque já tenho experiencia, trabalhei na escola, então apresentei minha carteira e fui logo admitido pela empresa. É muito bom trabalhar perto de casa e, tem mais, essas obras ajudam os comércios daqui, porque com o nosso dinheiro a gente passa a comprar as coisas aqui, também. Estou muito feliz porque já comecei o ano trabalhando”, garante.
De acordo com informações do secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Kilmer Barros, as quatro obras em andamento devem ser concluídas num prazo de 120 dias. “Temos um planejamento de reformar e ampliar 18 UBS durante este ano”, adianta.
No total, a rede municipal de saúde em Presidente Figueiredo conta com 22 unidades, sendo 14 UBS e mais oito unidades de apoio, na sede e zona rural, além do complexo Tempo de Cuidar – que reúne o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Centro de Referência de Fisioterapia “Dra. Sandra Arcanjo” e o Laboratório de Análises Clinicas de Presidente Figueiredo – uma Policlínica, Centros de Endemias e Farmacêutico, e Hospital Municipal Eraldo Neves Falcão.

Fotos: Jonas Ezequiel

Por; Ass. Comunicação

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)