EMTU E SEMMAS REALIZAM DESTRUIÇÃO DE ESCAPAMENTOS IRREGULARES APREENDIDOS EM PRESIDENTE FIGUEIREDO
Os escapamentos foram apreendidos em operações realizadas na sede e zona rural
Na manhã da última quinta-feira (9), a Prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente-SEMMAS e Empresa Municipal de Transportes Urbanos-EMTU, realizou a destruição de dezenas de escapamentos de motos irregulares que foram apreendidos durante operações de trânsito no município.
De acordo com o artigo 230, parágrafo XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, é uma infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor de R$ 293,47 x 5 vezes, totalizando 1.467,35 e medida administrativa, podendo o veículo ficar retido para regularização.
O material foi destruído no estacionamento da Praça da Juventude, na presença do Secretário Luizinho Schwade (SEMMAS) e de Moisés Barbosa (Presidente EMTU), que ressaltaram a necessidade de dar continuidade ao combate de escapamentos irregulares, diante dos inúmeros reclames da população sobre o incômodo causado por motocicleta circulando com o cano de escapamento adulterado.
Perturbação do sossego público
A descarga conhecida como “kadron” é um escapamento que provoca barulho perturbador. O silenciador do escapamento é um item projetado para diminuir os ruídos do motor, mas quando alterado pode trazer consequências prejudiciais, como o um aumento significativo do ronco do motor e da quantidade de fumaça liberada. A poluição sonora causada por estes equipamentos é prejudicial a pessoas idosas, crianças autistas e aos animais, sendo portanto, considerado um problema de saúde pública.
Por: Portal do Urubui