Boto cor-de-rosa ‘Curumim’ está livre de zagaia e segue acompanhado por veterinários

 

O animal estava ferido no olho esquerdo por artefato usado por pescadores

(Foto: Divulgação)

O boto cor-de-rosa (Inia geoffrensis) chamado ‘Curumim’ está em recuperação na comunidade Santo Antônio (distante 40 quilômetros do município de Novo Airão) após ser atingido por uma ponta de zagaia no olho esquerdo. Segundo atualização desta terça-feira (30) do Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação (NGI-ICMbio) o artefato saiu naturalmente. 

“De qualquer forma a equipe vai monitorar o estado dele (Curumim) e vai verificar se haverá a  necessidade de outros medicamentos”, diz o comunicado. O animal segue em observação pela equipe de médicos veterinários do ICMBio e também do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que estão naquele município desde o último dia 22, data em que ‘Curumim’ apareceu com o ferimento. 

Relembre
 
No dia 18 de maio comunitários perceberam que ‘Curumim’ estava com um ferimento no olho esquerdo causado por uma ponta de zagaia, espécie de lança de três pontas. Por ser um animal que vive na água, ele sumiu por uns dias e foi visto novamente quatro dias depois. Uma força tarefa foi montada em prol do animal e uma cirurgia estava sendo planejada para a remoção do objeto

https://www.facebook.com/ACriticaCom

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)