Jovem maranhense morre afogado na Corredeira do Urubuí, em Presidente Figueiredo

 

Presidente Figueiredo (AM) – Um trágico afogamento foi registrado no início da tarde deste domingo (11), na Corredeira do Urubuí, um dos principais pontos turísticos de Presidente Figueiredo, município a 107 km de Manaus. A vítima foi identificada como Mateus Pereira, de 21 anos, natural do Maranhão.

De acordo com informações repassadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) ao 37º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Mateus submergiu enquanto nadava na corredeira e não retornou à superfície. O incidente ocorreu por volta das 13h30. O corpo foi encontrado cerca de uma hora e meia depois pelas equipes de resgate do Grupamento Especial de Salvamento e Combate a Incêndio (GERSCI).

Testemunha do caso, o salva-vidas Adailton dos Santos Silva relatou que a vítima desceu a corredeira de forma aparentemente tranquila, mas submergiu repentinamente, sem dar qualquer sinal de pedido de socorro. O resgate foi iniciado imediatamente, mas Mateus já não apresentava sinais vitais quando foi localizado.

Segundo apurado, Mateus trabalhava como montador de torres em uma empresa que atua na instalação do linhão de energia na região. Ele havia chegado recentemente ao Amazonas acompanhado do irmão, também funcionário da empresa. Aproveitando a folga e o transporte fornecido pela companhia, decidiu visitar o Parque do Urubuí na companhia de colegas. O irmão recusou o convite por estar indisposto.

Durante o passeio, Mateus teria se afastado do grupo afirmando que iria almoçar e depois tomar um banho de rio. Momentos depois, ocorreu o afogamento. O irmão, profundamente abalado, compareceu ao 37º DIP, onde foi informado dos procedimentos e da remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML), em Manaus. O corpo será liberado para traslado ao estado do Maranhão, onde será sepultado em Santa Rita, cidade natal da vítima.

Nota de esclarecimento

Em nota oficial, a Defesa Civil Municipal, o GERSCI e a Secretaria Municipal de Ordem Pública e Integração (SEMOPI) lamentaram a morte do jovem e esclareceram que todos os salva-vidas estavam em seus postos de vigilância, atentos e em prontidão. Segundo o comunicado, a vítima submergiu de forma súbita, sem apresentar sinais visíveis de dificuldade.

Ainda de acordo com o órgão, as fortes chuvas dos últimos dias elevaram o nível da água da corredeira, o que aumenta significativamente os riscos para banhistas. A Defesa Civil reforçou a importância de que todos os visitantes sigam as orientações de segurança ao frequentar áreas naturais com correnteza.

“Reiteramos nosso compromisso com a segurança da população e pedimos atenção redobrada, especialmente em períodos de maior volume de água”, afirmou Rodrigo Martins Ramos, secretário adjunto da Defesa Civil.

O GERSCI destacou que sua equipe é composta por profissionais altamente treinados e já realizou centenas de salvamentos na corredeira do Urubuí. No entanto, casos como o deste domingo ressaltam os perigos ocultos mesmo em áreas turísticas populares.

Por: Portal do Urubui

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)