No Outubro Rosa, Prefeitura de Figueiredo promove ações de prevenção contra o câncer 

Com o propósito de conscientizar e prevenir o câncer de mama e colo uterino em Presidente Figueiredo, a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) realiza, até o fim do mês, uma série de ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

 

Para intensificar os trabalhos nos três primeiros dias de campanha, a prefeitura do município trouxe de Manaus a Carreta da Mulher, que está instalada na rua Itaúba, ao lado da Escola Municipal Mário Jorge, onde serão realizados exames de mamografia, preventivo, ultrassonografia transvaginal e de mama, além de palestras e orientações sobre a doença.

 

De acordo com a titular da Sems, Sandra Braga, as atividades servem para alertar a respeito da importância do diagnóstico precoce. “Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o que mais afeta as mulheres no nosso país. Na região Norte, por exemplo, outra preocupação é o câncer de colo uterino, que já matou 250 pessoas do sexo feminino em 2016. Por isso, a Prefeitura de Presidente Figueiredo viabilizou a vinda da Carreta da Mulher para massificar o atendimento na cidade”, relatou. 

 

Conforme Sandra, até o final do mês de outubro, todas as UBSs do município estarão empenhadas na realização do Dia D de combate à doença, com a oferta de exames de diagnóstico. O cronograma foi feito pela secretaria com a finalidade de atender todas as zonas do município. A primeira delas a receber essa ação é a UBS Celso Clementino, no dia 17, a partir das 15h.

 

Carreta da Mulher                                                                                         

 

O atendimento na Carreta da Mulher será realizado por ordem de chegada, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis. Serão oferecidos exames de mamografia para mulheres com mais de 50 anos, além de ultrassonografia transvaginal e de mama e exame preventivo para mulheres com idade entre 25 e 45 anos.

 

Hoje, o atendimento começou às 8h e irá até às 18h. Amanhã será adotado o mesmo horário. Já no sábado (14), terceiro e último dia de atividades na unidade móvel, os profissionais de saúde atenderão de 8h às 12h.

 

Os resultados de mamografia e preventivo serão entregues após 72 horas, enquanto as ultrassonografias transvaginal e de mama saem na hora. 

 

Confira o Dia D do Outubro Rosa em cada UBS de Presidente Figueiredo:

 

17/10 – UBS Celso Clementino – 15h

18/10 – UBS Bruna Braga – 8h

20/10 – UBS Balbina – 8h

24/10 – UBS Francisco Xavier – 8h

24/10 – Dia D para todas as UBSs – 8h às 21h

25/10 – Caminhada Coletiva – 17h

27/10 – UBS Aida Mendonça – 15h

30/10 – UBS Clemência Assunção – 8h

Fotos: Miqueias Lima/ kamila Ferreira

Por: ASSESSORIA DE IMPRENSA

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)