Faculdade Estácio suspende aulas em Manaus após aluno ser diagnosticado com meningite

 

Os alunos da instituição foram comunicados da decisão no final da tarde desta quarta-feira (19). Semsa confirmou o caso

Após ter um aluno de 17 anos diagnosticado com meningite bacteriana, a Faculdade Estácio do Amazonas, na Zona Centro-Sul de Manaus, resolveu suspender as aulas do período noturno desta quarta-feira (18) e de todos os turnos nesta quinta-feira (19). Os alunos da instituição foram comunicados da decisão no final da tarde de hoje, o que gerou revolta em parte dos universitários.

De acordo com o comunicado emitido aos alunos pela Estácio, as atividades da faculdade estão paralisadas para que haja uma higienização nos ambientes da instituição. A assessoria de imprensa da instituição emitiu uma nota oficial comentando o caso no começo desta noite.

“A medida (suspensão das aulas) visa garantir a saúde dos nossos alunos, professores e colaboradores. Os conteúdos serão repostos, conforme programação didática dos professores, a partir da sexta-feira (20)”, diz trecho do comunicado.

Aluno está internado

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que o jovem com meningite está internado no Hospital 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus. O diagnóstico foi confirmado após um exame de liquor.

A partir desta quinta-feira (19), segundo a Semsa, familiares, colegas e professores do aluno vão começar a ser submetidos ao tratamento de quimioprofilaxia. Por se tratar de meningite bacteriana, a Semsa afirma que não haveria necessidade de evacuar a faculdade. “A bacteria fica no paciente. Para se caracterizar a transmissão, a pessoa deve ter tido contato com o aluno por cinco dias seguidos, por pelo menos quatro horas por dia”, afirma a Semsa

Universitários preocupados

A estudante do curso de enfermagem da Estácio, Roberta Leão, 18, afirmou à reportagem do Portal A Crítica que os alunos da faculdade estão preocupados com o caso.

“O pessoal está revoltado porque acredita que foi errado a faculdade não liberar o nome do aluno, com quem ele anda, qual era o corredor que ele frequentava”, contou Roberta, que teve aula normalmente na manhã desta quarta-feira.

A doença 

A meningite é a inflamação da meninge, membrana que recobre o sistema nervoso central. A doença, considerada grave e potencialmente fatal, costuma ser causada por agentes infecciosos, tais como bactérias, vírus e fungos. A meningite bacteriana é a forma mais grave. O modo mais comum de contágio é através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. 

Fonte: https://www.acritica.com/channels/manaus/news/faculdade-estacio-suspende-aulas-em-manaus-apos-aluno-ser-diagnosticado-com-meningite

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)