‘Surreal e muito emocionante’, diz bombeira de RR que ajudou venezuelana a ter bebê a bordo de avião

 

Bebê nasceu em voo que seguia de Boa Vista para Brasília na madrugada dessa quarta-feira (27). Passageiros aplaudiram bombeiras e médica que fizeram parto: ‘me arrepio só de lembrar’.

A tenente do Corpo de Bombeiros Monic Soares, de 32 anos, que ajudou uma grávida venezuelana a dar à luz durante um voo disse nesta quinta-feira (28) que ficou muito emocionada durante o parto.

O avião saiu de Boa Vista com destino a Brasília na madrugada de quarta-feira (27), mas a bebê nasceu durante o voo. Por isso, a aeronave teve que mudar de rota e pousar em Manaus para só depois seguir viagem.

A missão inesperada aconteceu a 35 mil pés de altura, e cerca de 2h depois do voo da Latam ter saído de Boa Vista, às 3h15 (hora de Brasília).

Monic Soares, e a subtenente Odilene Marques, também do Corpo de Bombeiros de Roraima, ajudaram a médica Fabrícia Freitas no parto de emergência.

 

Médica, tenente e subtenente Odilene Marques com a bebê após voo pousar em Manaus (Foto: Arquivo pessoal)Médica, tenente e subtenente Odilene Marques com a bebê após voo pousar em Manaus (Foto: Arquivo pessoal)

Médica, tenente e subtenente Odilene Marques com a bebê após voo pousar em Manaus (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo ela, a mãe da bebê, uma venezuelana 36 anos, estava na 36ª semana de gestação e deu à luz na própria poltrona onde viajava. Ela estava sozinha, iria para Porto Alegre e antes de embarcar teria dito que estava na 27ª semana de gestação, período limite para que grávidas viajem sem correr risco.

“Foi tudo muito rápido. A mãe sofreu sozinha por algo tempo porque demorou a falar que estava com dores. Talvez porque disse que estava na 27ª semana, quando na verdade já estava na 36ª. Então, quando ela contou aos comissários o que estava acontecendo, a criança já estava prestes a nascer. Não deu nem para levá-la até a cozinha do avião e o parto foi no assento dela mesmo”, contou.

Monic disse que a criança nasceu em perfeitas condições e pesando cerca de 3kg por volta das 4h. Ela, a outra bombeira e a médica foram aplaudidas pelos passageiros assim que a mãe conseguiu dar à luz.

“Estava todo mundo tenso, o voo lotado. Quando a bebê nasceu e deu aquele chorinho de recém-nascida os passageiros aplaudiram. Foi surreal, muito emocionante”.

Logo após o nascimento, passageiros doaram lençois e panos que tinham nas bagagens de mão para ajudar na higienização da recém-nascida e da mãe.

“Achamos um clamp [usado para prender o cordão umbilical] depois de procurar muito. Foi tudo improvisado, mas tivemos todo o cuidado necessário. Graças a Deus a criança nasceu bem, e a mãe também ficou bem. Ela estava tranquila e serena o tempo todo apesar de tudo”.

 

Ambulância do Samu levou bebê e mãe para hospital em Manaus (Foto: Arquivo pessoal)Ambulância do Samu levou bebê e mãe para hospital em Manaus (Foto: Arquivo pessoal)

Ambulância do Samu levou bebê e mãe para hospital em Manaus (Foto: Arquivo pessoal)

Após o parto, a aeronave pousou às 5h55 (hora de Brasília) no Aeroporto Internacional de Manaus, de onde mãe e a bebê foram levadas pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) a um hospital da cidade. Depois, o voo seguiu viagem para Brasília, onde pousou às 7h30.

Em nota, a Latam informou que a mãe e a bebê passam bem e que a companhia está prestando toda a assistência necessária ao caso.

“Em 14 anos de profissão já vivi muitas coisas. Já ajudei em partos em viaturas, em casas, mas nunca tinha vivido algo igual a isso. Eu senti a presença de Deus naquele momento. Me arrepio só de lembrar”, finalizou Monic.

Fonte: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/surreal-e-muito-emocionante-diz-bombeira-de-rr-que-ajudou-venezuelana-a-ter-bebe-a-bordo-de-aviao.ghtml

Este slideshow necessita de JavaScript.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)