QUANTO TEMPO DEVE DURAR A MINHA CORRIDA OU CAMINHADA?
Muita gente, quando questionada se faz exercícios físicos, me diz que está sem tempo pra treinar. O fato é: o seu treino deve se encaixar na sua rotina como um bom hábito. Eu sempre respondo à essa questão citando que temos tempo para todos, menos pra gente. Portanto, o meu primeiro conselho é: COLOQUE- SE NA SUA AGENDA! Reserve esse tempo para fazer algo que realmente trará benefícios pra você.
A nossa alimentação evoluiu, nosso corpo se adaptou e os treinamentos também mudaram pra se encaixar nessa rotina corrida da nossa vida.
Uma boa opção pra quem está começando é a velha e boa caminhada. Tudo vai depender do seu objetivo. Hoje sabe-se que em 20 minutos você consegue realizar uma boa caminhada intensa com resultados que vão acelerar seu metabolismo e gasto calórico ao longo do dia. A caminhada gasta 5 kcal/min. Uma caminhada leve consome em torno de 240 kcal/hora. Uma caminhada rápida consome 520kcal/hora. Já a corrida consome de 500 a 900 kcal/hora.
Uma das variáveis mais importantes do treino é a intensidade. É através dela que definimos a duração do esforço. Vale ressaltar a regra de ouro na Educação Física: o volume é inversamente proporcional à intensidade. Ou seja, “quanto maior a intensidade, menor a duração do seu treino”. A frequência semanal também é muito importante. Quantos dias você vai treinar? Isso vale para a caminhada, para a corrida, para a musculação e demais modalidades físicas. Equilibrando essas variáveis, conseguimos reduzir os riscos de lesões e tornar o exercício físico prazeiroso e benéfico, pois a dose certa é fundamental pra te manter motivado e livre das surpresas indesejadas advindas de um treinamento aleatório que não leva em consideração todas as variáveis do treino.
Na hora de planejar seus exercícios físicos, peça ao seu professor para analisar cada variável para conseguir o máximo de estímulo. Lembrando que aqui neste post falamos só de 3 variáveis: volume, intensidade e frequência. Temos ainda a progressão, descanso, periodização e muitas outras que vão definir a duração do seu treino.
Como você pode ver, não dá pra sair por aí repetindo movimentos que vemos na internet. O ideal é consultar um bom profissional de Ed. Física para adequar seu treinamento à sua rotina, de acordo com as suas particularidades. E lembre-se: se precisar de ajuda me chame! Estou aqui para te acompanhar nessa jornada em busca de um treinamento físico ideal pra você, que respeite a sua individualidade biológica e que, acima de tudo, seja possível de ser realizado dentro das suas limitações de tempo❣
A Personal Trainer Lílian Daniel é graduada em Educação Física pela UFAM, especialista em Atividade Física para Grupos Especiais, pós graduanda em Gerontologia-Saúde do Idoso (FUNATI/UEA) e associada CREF, SBC e SOCESP. Pra entrar em contato acesse @liliandanielhealth via Direct.