JOSÉ IVALDO: A ARTE COMO ARMA PRA VENCER A DEPRESSÃO

 

 

 

“Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança”.

Muito se fala sobre depressão mas só quem tem ou teve a infelicidade de conviver com este mal, consegue realmente entender o quão grave é este problema. José Ivaldo da Cruz Félix é um Paraense de nascimento (Santarém), de família humilde e numerosa, que estudou até a quarta série fundamental, radicado em Presidente Figueiredo à cerca de 18 anos, vigilante por profissão e que teve uma reviravolta em sua vida quando, no ano de 2002, foi diagnosticado com depressão.

Era apenas o começo de uma batalha que se estende até os dias de hoje deste senhor atualmente com 53 anos, filho de D. Joana e pai já falecido, com um irmão chamado Francisco e seis irmãs sendo cinco Marias e uma Antônia. José Ivaldo descobriu na arte a força e a coragem para enfrentar a longa batalha que travaria ao longo de sua vida, admirador desde a infância de desenhos e pinturas, usa as artes plásticas inspirado nas belezas naturais de nossa região como terapia para derrotar esta terrível doença.

Seu calvário começou quando com apenas três meses empregado como vigilante em uma grande empresa do município, foi demitido e diagnosticado com depressão e devido aos transtornos mentais que sofria, foi aposentado, iniciando um tratamento no Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro em Manaus.

Desde então, passou a morar com sua mãe, parceira incansável nesta batalha, vindo a dar continuidade ao tratamento através de medicamentos, do qual tornou-se dependente até os dias de hoje. com este quadro, se4m ter condições de continuar os estudos ou mesmo exercer qualquer tipo de atividade profissional, aperfeiçoou o gosto pela pintura, expressando ali seus sentimentos.

A pintura nunca foi utilizada com finalidade financeira mas era primordial para a saúde e ai, desta paixão, foram surgindo as primeiras telas que mantém todas em sua posse, pelo valor sentimental que nutre pelas mesmas.

Recentemente, seu benefício da aposentadoria foi suspenso, tornando José Ivaldo dependente de seus familiares, fato este, que só faz agravar seu estado mental. O artista das telas, busca alternativas que recuperem suas forças para encarar mais este desafio, onde a idade e a falta de qualificação profissional, torna difícil uma oportunidade de emprego em um mercado tão competitivo.

E de repente a força da arte surge como solução, José Ivaldo resolveu guardar o sentimento que tem por seu trabalho artístico no coração e partir para a venda de alguns de seus quadros, angariando recursos para seu sustento e também para que possa continuar a exercer a pintura como terapia na sua luta contra a depressão.

Assim José Ivaldo se expressa sobre a arte:

“A Arte é tudo em si mesmo, o amor, paz, e superação, além de ser uma tarapia para a alma, também é para a mente e para o coração, é uma grande companheira da felicidade e trás consigo a alegria de viver”.

Aqui expomos alguns dos grandes trabalhos deste artista “sobrevivente”, para quem quiser conhecer um pouco de seu trabalho, ou mesmo adquirir uma de suas telas, pois sua história poderia ser outra ou mesmo nem ter história!

Contato: 92 99172-2576 PRESIDENTE FIGUEIREDO/AM

Por: Bosco Cordeiro

 

 

 

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)