Sobre as promessas de Ano Novo: 2020 Fitness

O que é Fitness:
Fitness é uma palavra de origem inglesa e significa “estar em boa forma física”. O termo é normalmente associado à prática de atividade física e se refere ao bom condicionamento físico ou bem estar físico e mental.
A palavra é formada a partir da junção de “fit” (um dos significados é “boa forma”) e “ness”, um sufixo que transforma adjetivos em substantivos, designando um estado, uma condição (por exemplo, “happiness”, que significa “felicidade”).
Portanto, fitness significa a resistência ou condição do corpo para funcionar com eficiência em todas as atividades do dia a dia e se manter saudável.
É muito comum, em viradas de ciclos como o do ano novo, incluir promessas como: esse ano eu vou me matricular numa academia ou vou cuidar melhor da minha alimentação, e por aí vai.

Hoje eu vim falar sobre isso e começo com o seguinte questionamento:
Do que adianta a INTENÇÃO sem AÇÃO?
Se você está pensando em ter uma vida mais saudável ainda este ano, não pense muito, apenas AJA! Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a sair dessa inércia e ser FITNESS ainda este ano:
◦ Planeje a sua semana, priorizando “você” nos seus horários e logo em seguida agendando os demais compromissos.
◦ Foque na sua saúde e não no corpo perfeito. Comece leve, com pequenas caminhadas de 20 minutos e vá evoluindo gradativamente. Conheça novos exercícios físicos aos poucos. A busca desenfreada por estética vem causando muitos males que vão desde lesões musculares/articulares à tumores por conta do uso indiscriminado de esteroides anabolizantes e outras substâncias que aceleram o emagrecimento. Não tenha pressa. Respeite as suas limitações. Lembre-se daquele bom e velho bordão: “Saúde é o que interessa!”
◦ Não tenha vergonha de iniciar um novo hábito como o de frequentar uma academia de ginástica. É o meio mais recomendado de iniciar uma prática que necessita de orientação para os menos experientes. “Lembre-se que se você quer resultados diferentes, precisa fazer coisas diferentes.” Uma consultoria com um Personal Trainer pode te ajudar também.
◦ Aproveite para realizar um check up médico. É sempre bom realizar exames periódicos como forma de prevenção e controle das taxas metabólicas como colesterol, glicemia, triglicérides e outros.
◦ Coma mais devagar e beba bastante água ( 35ml x peso kg).
◦ Não deixe pra amanhã o exercício físico que pode ser feito ainda hoje.
Um novo hábito saudável é sempre motivador. Além dos efeitos agudos do exercício físico (sensação de felicidade, de bem estar) você elevará a sua auto estima e terá uma visão mais positiva sobre a vida, afastando os males como ansiedade e depressão. A médio prazo seu corpo receberá os benefícios biológicos de ter uma boa circulação e manutenção da massa magra (músculos) e a longo prazo você recebe de presente um corpo mais esbelto e saudável.
E aí? Vamos começar a missão 2020 FITNESS? Feliz VIDA nova!!!

 

Por: Lilian Daniel

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)