Doença de Chagas na Amazônia é tema de Webinar promovido pelo CRBio-06

 

Conselho Regional de Biologia- 6ª região discute de forma online e gratuita, temas e atividades relacionadas ao cotidiano amazônico e ao profissional de Biologia

O Conselho Regional de Biologia – 6ª Região (CRBio-06), que tem jurisdição nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, dando continuidade às ações do Plano Estratégico da Gestão 2020/2022, coordenado pela Comissão de Transparência (CT) e da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP), promoverá o webinar “Doença de Chagas na Amazônia”, no dia 07 de outubro (quinta-feira), às 19h (horário de Manaus), ministrado pela pesquisadora Maria das Graças Vale Barbosa Guerra (CRBio 030418/06-D), transmitido pelo canal oficial do CRBio-06 no Youtube.

O relatório de gestão (2020/2021) aponta que foram realizadas cerca de 35 palestras do tipo webinar, e que as metas para este período já foram alcançadas e surpreenderam com resultados de audiência e participação de Biólogos, profissionais de áreas afins, estudantes e interessados nas temáticas desenvolvidas, demonstrando a capilaridade e o papel do biólogo para Sociedade.

“A importância dos temas escolhidos pelo Conselho tem relação direta com as atividades desenvolvidas pelos biólogos diante das demandas da sociedade, indo sempre de encontro com assuntos contemporâneos e que interferem no cotidiano das pessoas, como o surgimento de doenças, transmissão e vetores. O assunto é recorrente ao longo dos anos, mas nunca perde sua importância, pois devido a grande dispersão de vetores infectados e as crescentes migrações, sempre é motivo de preocupação”, ressalta a presidente do CRBio-06 Yamile Benaion.

O Webinar “Doença de Chagas na Amazônia” será transmitido pelo canal oficial do CRBio-06 no Youtube: youtube.com/crbio06tv onde será abordado o Histórico da doença, descoberta, agente etiológico, ciclo biológico, formas de transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento, contexto da doença na Amazônia, semelhanças e diferenças das áreas endêmicas. O evento é gratuito, emitirá certificado de participação de 2h de atividades complementares e a inscrição pode ser realizada, de forma online, pelo sympla: https://www.sympla.com.br/doenca-de-chagas-na-amazonia__1313455.

“Na Amazônia a dinâmica de transmissão da Doença de Chagas não é conhecida pela maioria da população, mas casos isolados da doença aguda, surtos por consumo de alimentos contaminados e casos da doença crônicas tem aumentado, evidenciando a necessidade de conscientização da população por sua vulnerabilidade, uma vez que vive próxima ao ciclo de transmissão silvestre. A vigilância deve ser feita não apenas pelos serviços de saúde, mas é necessário que todos conheçam como e em que circunstâncias a doença pode ocorrer”, observa a pesquisadora Maria das Graças Barbosa.

Sobre a pesquisadora Maria das Graças Vale Barbosa Guerra
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). É pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atua na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia Médica especialmente sobre insetos vetores de parasitos causadores de Doença de Chagas, Leishmaniose, malária e dengue e reservatórios silvestres de Trypanosoma cruzi e Leishmania spp.

Sobre o CRBio06 – Gestão 12/01/2020 a 11/01/2022
O CRBio-06 é uma Autarquia Federal, parte do Sistema CFBio/CRBios – Conselho Federal de Biologia/Conselhos Regionais de Biologia, com autonomia administrativa e financeira, que tem como missão institucional primordial a orientação e a fiscalização do exercício profissional do Biólogo.
A diretoria do CRBio-06 gestão 2020/2022 é constituída pelos biólogos Yamile Benaion (Presidente), Marcelo Ferronato (Vice-Presidente), Semiriam Amoêdo (Conselheira Secretária) e Felipe Pinheiro (Conselheiro Tesoureiro).

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)