Comunidade Maruaga – Um Modelo a Ser Seguido
Nossa homenagem a Paulo Santos, um guerreiro sonhador que com muita luta e determinação, transformou uma pequena comunidade rural, no que podemos chamar de o mais populoso “bairro” de Presidente Figueiredo.
Aqui reproduzimos uma matéria postada no início da transformação realizada por “Paulo Maruaga” , em sua tão amada comunidade. Paulo nos deixou por volta das 13:30 deste sábado(05), vítima de um infarto que o levou a UTI e, depois de alguns dias lutando pela vida, veio a óbito por falência múltipla dos órgãos.
Comunidade Maruaga – Um Modelo a Ser Seguido
Quem teve a oportunidade de conhecer a Comunidade Maruaga, há cerca de três anos atrás e hoje presencia a transformação ali realizada, tem a certeza que a administração pública, quando tratada de forma séria e planejada, só traz ganhos e benefícios para a .população. Paulo Carvalho dos Santos, 45 anos, casado com Ana Laura e pai de três filhos, mototaxista e nascido em Oriximiná, morador de Presidente Figueiredo há quatorze anos é o grande responsável pelo maravilhoso trabalho administrativo que vem sendo realizado nessa comunidade, considerada hoje, uma comunidade modelo entre todas as comunidades do Estado.
A Comunidade Maruaga localizada no Km 07 da Am 240, existe há 12 anos, e nos últimos 2 anos deu grandes passos em relação ao seu desenvolvimento e infraestrutura – conforme nos conta Paulo Santos presidente da comunidade. “Há cerca de três anos. Em 2009 visitei a comunidade pela primeira vez e fui convidado para participar da reunião, de início já me pediram para fazer a ata e desde lá despertou em mim o interesse pelo desenvolvimento da comunidade” – Paulo Santos ficou onze meses como presidente interino da Comunidade Maruaga e segundo ele, sua maior dificuldade foi iniciar o processo de regularização da comunidade junto aos órgãos de meio ambiente, setores de terra e todo o procedimento para o loteamento de terras. Hoje a comunidade está 95% documentada, com o número de 120 famílias morando no que podemos chamar de vila. Ao todo, serão 300 lotes a serem ocupados.
A comunidade de acordo com seu planejamento de expansão, contará com praça, ginásio esportivo, escola, posto médico, área comercial com mercado e ainda foi reservado um espaço, solicitado pela prefeitura, para construção do estádio de futebol do município. A velocidade com que a comunidade se desenvolve, impressiona a todos que a visitam, tornando a área altamente valorizada e cobiçada, sendo considerado, muito em breve, como um novo bairro totalmente planejado do município.
O Maruaga já possui energia e as ruas serão recapeadas. As dificuldades estão apenas na distribuição de água porque o poço ainda está em construção. “Porém providências já foram tomadas pela prefeitura de Presidente Figueiredo que nos presenteou com um poço artesiano. Somos muito gratos à prefeitura e ao nosso prefeito Neilson Cavalcante que olhou para nossa comunidade e atendeu todos nossos pedidos. Sou grato também a minha equipe, a diretoria em geral da comunidade dos quais todos os dias me apoiaram, Faço destaque a minha esposa Ana Laura que sempre esteve ao meu lado estando sempre disposta a todo o momento. Não esquecendo também dos associados que depositaram toda confiança em mim” – explica e agradece Paulo.
Os moradores da comunidade Maruaga sentem-se felizardos por morarem em um lugar tão tranquilo que a cada dia vem melhorando em todos os aspectos. Segundo Adilson, 30 anos, pai de dois filhos e morador da comunidade há um ano e meio, relata que morar no Maruaga é muito bom e da para os filhos brincarem tranquilamente – “temos energia, água, ramal bem cuidado e novos loteamentos saindo para novos moradores” – conta Adilson.
Outra moradora mais recente, Cléa do Nascimento Bandeira, casada, mãe de três filhos, reside na comunidade há nove meses e diz que não vê nenhum ponto negativo em morar no Maruaga- “Cheguei aqui não tinha nada e hoje já temos, já estão construindo o poço, então, as coisas por aqui só estão melhorando a cada dia.”
“O nosso trabalho só está começando, temos muito a realizar. Tudo que foi feito até agora, foi graças primeiramente a Deus, a nossa equipe administrativa, aos nossos parceiros e aqui destaco o prefeito Neilson e principalmente nossos comunitários que atendem nossos chamados sempre que necessário. Toda a luta, aborrecimentos e dificuldades que enfrentei pra realizar esse trabalho, serve de motivação pra querer realizar muito mais.”
Descanse em paz meu amigo!
Por: Bosco Cordeiro