“PACA” É ATINGIDO POR DISPARO DE ARMADILHA DE CAÇA EM PRESIDENTE FIGUEIREDO

 

Um morador da Comunidade Boa Esperança km 120 da BR 174, em Presidente Figueiredo, passou por maus momentos no meio da mata quando caminhava em uma trilha que o levaria a seu sítio e, foi atingido pelo disparo de uma armadilha artesanal de caça, armada supostamente por seu vizinho. 

Raimundo Nonato Maciel de Souza, o “Paca”, é muito conhecido no município pelos trabalhos que realiza como artesão e também por exercer a profissão de “Barbeiro”. Recentemente, ele e sua companheira adquiriram um terreno em uma vicinal da referida comunidade, onde pretendem construir um sítio e investir na agricultura.

Como de costume, “Paca” sempre vai ao local e, nesta terça-feira(11), acompanhado de um amigo adentrou na mata sendo então surpreendido ao ser atingido pelo disparo da armadilha conhecida como “toco”, que teria sido armado supostamente pelo Sr. Elizeu o “Índio”, um outro morador do local, que tem o costume de caçar utilizando desta arma artesanal que é considerada ilegal pela justiça.

“Paca” foi atingido na coxa e parte das nádegas e, com muita dificuldade, com apoio do amigo que o acompanhava, retornou à vila da comunidade em busca de socorro. No retorno, passou em frente ao barraco de índio e relatou o ocorrido no que este retrucou dizendo haver esquecido de desarmar a armadilha. No barraco, haviam vários outros ” tocos” prontos a serem usados especialmente para caçar antas.

Raimundo Paca foi levado ao Hospital Eraldo Neves Falcão onde recebeu assistência médica, sendo constatado serem apenas superficiais os ferimentos, sem que nenhum órgão tenha sido atingido, portanto sem gravidade, tendo recebido alta no mesmo dia.

Dr. Valdnei Silva, Delegado titular do 37 DIP, faz o alerta que esse tipo de caça é ilegal, já tendo ocorrido no Amazonas diversos casos dessa natureza, alguns resultando em óbito das vítimas, Neste caso, comprovado que índio tenha sido realmente o autor da armadilha, responderá apenas por Lesão Corporal Culposa no que poderia ter sido uma tragédia causada por irresponsabilidade e desrespeito às leis.

Elizeu o Índio, não foi localizado para defender-se das acusações, sendo até então, o único suspeito do crime, pois todos na comunidade sabem do costume dele em caçar usando estas armas caseiras. O alvo era uma anta mas quem acabou caindo na armadilha foi o “Paca”.

Por: Bosco Cordeiro

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)