Primeiro registro da espécie Epicrates cenchria, a serpente conhecida como Jiboia arco-íris, encontrada no Parque Natural Municipal Cachoeira das Orquídeas

 

 

O Bioma Amazônico é megabiodiverso, e com a finalidade de preservar essa biodiversidade, é que o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) definiu diretrizes básicas para criação e gestão de Unidades de Conservação – UC nas três esferas de governo, fomentando a conservação da diversidade biológica.

O Parque Natural Municipal Cachoeira das Orquídeas, criada pelo Poder Público Municipal, possui uma área de 817 hectares, e é aberto ao público para finalidades turísticas, recreativas, educacionais e científicas.

Com o objetivo de identificar espécies de mamíferos e répteis por meio de métodos de busca ativa (procura visual), câmeras traps e gravadores sonoros, para obtenção de uma lista de espécies, para a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso de três alunos de graduação, um grupo formado por pesquisadores e alunos, desenvolveram um estudo de quatro dias no Parque Natural Municipal Cachoeira das Orquídeas.

Pesquisadoras e alunos que desenvolveram a pesquisa no Parque Natural Municipal Cachoeira das Orquídeas. Fonte: Eco North Brasil.

Os pesquisadores fazem parte da Empresa de iniciativa privada Eco North Brasil, que está localizada em Manaus – AM. Essa empresa realiza diversos trabalhos de consultorias e projetos voltados para área ambiental. Um dos serviços oferecidos pela empresa é a confecção de documentos necessários para a licença de empreendimentos diversos. Um desses documentos é redigido após inventários de animais silvestres, que dependo do grupo de animais precisa de materiais específicos.

Para o desenvolvimento do estudo dos alunos Rebeca Nery, Max Roque e Glesiane Tavares, que estão no último período do curso de Biologia na UNL, a Eco North Brasil disponibilizou estes equipamentos necessários para o desenvolvimento da pesquisa dos alunos, que obtiveram autorização da SEMA para realizar o estudo na Unidade de Conservação.

E foi no primeiro dia de pesquisa, realizado no Parque Natural Municipal Cachoeira das Orquídeas, no dia 15 do mês de outubro de 2022, que o grupo encontrou e registrou uma Jiboia Arco-Íris (Epicrates cenchria) atravessando à trilha principal do parque, que dá acesso à cachoeira das orquídeas.

Jiboia arco-íris (Epicrates cenchria) encontrada no Parque Natural Municipal Cachoeira das Orquídeas. Fonte: Eco North Brasil.

Cachoeira das orquídeas visada pelo publico banhista. Fonte: Eco North Brasil.

Segundo o Secretário da Sema, Luizinho Schwade, é a primeira vez que essa serpente é registrada no Parque Natural Municipal Cachoeira das Orquídeas, fato curioso pra essa área de preservação encontrada próxima a área urbana de Presidente Figueiredo.

A espécie Epicrates cenchria pertence à família Boidae, essas serpentes são “parente” das conhecidas jiboias da espécie Boa constrictor, que são serpentes que não possuem dentição capaz de inocular/introduzir veneno, por isso, não são serpente peçonhentas. A Epicrates cenchria é chamada de Jiboia arco-íris, pois, ao ser exposta a iluminação solar (ou qualquer outra fonte de iluminação) suas escamas refletem as cores do arco-íris.

Para Bióloga Sinandra Santos, CEO da empresa Eco North Brasil, e orientadora dos alunos que desenvolveram a pesquisa, contribuir para o desenvolvimento de estudos voltados para o conhecimento da fauna amazônica, e apoiar alunos de graduação na busca por conhecimento sobre animais silvestres e a dinâmica desses animais com o bioma amazônico, é um pequeno passo que contribui na pesquisa, educação e conhecimento sobre o bioma do nosso estado.

Bióloga Sinandra Santos, CEO da empresa Eco North Brasil. Fonte: Eco North Brasil.

Por fim, o registro da espécie Epicrates cenchria no Parque Natural Municipal Cachoeira das Orquídeas, nunca antes encontrada, mostra que essa Unidade de Conservação, sob posse Poder Público Municipal, tem cumprido com o objetivo de conservação, de parte do bioma amazônico, área extensa que permite o desenvolvimento de estudos, que podem proporcionar o conhecimento e a descoberta de espécies ainda não registradas na Unidade de Conservação.

Fonte: Eco North Brasil.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)