Governo libera saída por barcos de garimpeiros da Terra Yanomami

 

A medida busca organizar uma retirada pacífica de garimpeiros que atuam ilegalmente na Terra Indígena Yanomami, em Roraima

 
 
Divulgação/Hutukara Associação Yanomami
O governo federal vai liberar a entrada de barcos na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, para fazer a retirada pacífica de garimpeiros ilegais da região. A autorização será feita mediante cadastro prévio dos tripulantes das embarcações.

A decisão foi tomada de forma conjunta pelo Ministério dos Povos Indígenas, Ibama, Funai e Forças Armadas. O objetivo é garantir que os garimpeiros deixem o local de maneira “pacífica e ordenada”. Antes da medida, fiscais apreendiam equipamentos e detinham pessoas a bordo de barcos que circulavam na região.

A ação ocorre após o governo identificar a atividade de garimpeiros a menos de 15km de uma comunidade de povos indígenas isolados, aqueles sem nenhum contato com a sociedade. De acordo com a Funai, tratam-se de indígenas do povo Moxihatëtëa.

“É importante que os garimpeiros saiam logo dali. A presença deles ali traz um risco fatal aos isolados, por isso aqueles que se recusarem a sair devem ser presos pela operação”, disse a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

Durante a semana, a Força Aérea Brasileira (FAB) liberou a abertura de três corredores de voo para possibilitar a saída “coordenada e espontânea” de garimpeiros ilegais das Terra Indígena de Roraima.

https://www.metropoles.com/

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)