Governo cria comitê para monitorar e prevenir ataques em escolas do Estado

 

De acordo com a Seduc, esse é um momento ideal para a criação de um núcleo integrado entre as secretarias de segurança, estudantil, saúde e assistência social do Estado

Criação de comitê foi anunciada durante coletiva nesta segunda-feira (Foto: Márcio Silva / A Crítica)

O Governo do Amazonas anunciou na tarde desta segunda-feira (10), em coletiva de imprensa, a criação do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar, bem como do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), como medidas para monitorar e prevenir todas as formas de violência no ambiente escolar.

Segundo a secretária de educação do Amazonas, Kuka Chaves, esse é um momento ideal para a criação de um núcleo integrado entre as secretarias de segurança, estudantil, saúde e assistência social do Estado.

“A intenção é de aprimorar e que a gente possa facilitar para que esses alunos, diretores, professores e toda a estrutura estudantil, possa se sentir confortável para falar o que está acontecendo dentro das escolas”, disse a secretária da pasta.

Também em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), foram anunciadas duas novas formas de fazer denúncias sobre possíveis ataques em ambientes estudantis, que funcionam a partir desta quarta-feira (12): o telefone: (92) 994140480 e o email escolasegura@seduc.net.

 “Isso é um trabalho para resguardar e salvar vidas. O 190 e 181 também funcionam como uma forma de denúncia e os dados também serão repassados para a nossa comissão. Por isso contamos com a ajuda de todos, para fortalecemos o meio acadêmico”, completou.

Reforço na segurança 

Outra medida a ser tomada pela Secretaria de Segurança Publica (SSP-AM) são os aprimoramentos da pronta-resposta em caso de acionamentos. O secretário da pasta, General Mansur, disse durante a coletiva que um dos focos do órgão será a inteligência, para identificar as supostas ameaças.

“Esse trabalho será em parceria com a Polícia Civil do Amazonas, o que já existe e agora nós vamos fortalecer ainda mais esse trabalho. Um exemplo disso é o nosso Departamento de Prevenção a violência, composto por uma equipe multidisciplinar como psicólogos e assistentes sociais, onde iremos trabalhar junto com a comunidade escolar”, finalizou.

https://www.acritica.com/

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)