Veja quem são os jurados do Festival Folclórico de Parintins 2023
Os dez jurados desembarcaram na ilha e cumprem uma agenda, com visita ao bumbódromo, leitura do regulamento e apresentação dos temas
Jurados vão visitar o bumbódromo e cumprir outras agendas (Imagem de drone: Márcio Silva)
O corpo de jurados que irá avaliar o 56º Festival Folclórico de Parintins já está na Ilha e segue uma agenda de atividades durante toda o dia, nesta quarta-feira (28). De acordo com o presidente da comissão organizadora do festival, Hudson Corrêa Lopes, nesse momento está sendo apresentado os temas pelos bois.
Após a apresentação, a agenda segue com a leitura do regulamento, atividade que deve seguir por quase toda tarde. E, segundo Hudson, se der tempo, os jurados irão fazer uma visita no bumbódromo. No total, são nove jurados e um presidente.
VEJA QUEM SÃO OS JURADOS:
Presidente da Comissão Julgadora do Festival de Parintins 2023

Presidente da Comissão Julgadora do Festival de Parintins 2023, Thiago Soares (Foto: Divulgação)
THIAGO SOARES – Nascido em São Gonçalo, Rio de Janeiro, é o único brasileiro a conquistar a medalha de ouro no maior concurso de dança clássica do mundo, o Concurso Internacional de Ballet do Teatro Bolshoi em Moscou. Ele ocupa o protagonismo como figura principal do ballet clássico nacional e internacional. Por 18 anos esteve à frente como primeiro Bailarino o Royal Ballet de Londres já se apresentou em mais de 30 países. Doutor honoris causa em artes pelo King’s College London, é o atual diretor do Ballet de Monterrey, e está em agora com espetáculo “Último Ato”.

XUXA LEVY – Maestro, compositor, produtor musical e apaixonado pela cultura brasileira, Xuxa Levy ,que já teve baixo sua batuta muitos dos maiores nomes da nossa música, vem desenvolvendo , em seus mais de 30 anos de profissão, trabalhos artísticos pelo mundo afora foi Indicado ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Música Urbana”, 2017.
GUSTAVO ALONSO – Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, Polo Caruaru. Colunista semanal da Folha de São Paulo, é pesquisador da música brasileira.
MIRAN ABS – Professora de violoncelo da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas e doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, com um trabalho voltado para as sonoridades da cena e teatro de rua. Foi representante de Alagoas na Quadrienal de Praga 2023 na República Tcheca – maior evento internacional dedicado às artes performáticas e às espacialidades, visualidades e sonoridades da cena – ao lado de 27 artistas , um de cada estado brasileiro, na Mostra dos Países e Regiões, com 7 instalações sonoras, onde o Brasil recebeu o prêmio de melhor trabalho em equipe deste Festival.

LUIZ ANTONIO PILAR é Bacharel em ARTES Cênicas, habilitação em Direção Teatral pela Universidade do Rio de Janeiro – UNI-RIO. Diretor de Programas da TV Globo, recentemente dirigiu a novela TODAS AS FLORES. NO teatro, está em cartaz na cidade do Rio de Janeiro com a peça musical Leci Brandão na Palma da Mão. É também diretor e produtor de cinema.
REGINALDO DOS SANTOS OLIVEIRA – Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Dançarino, coreógrafo e professor pesquisador. Bailarino na Cia dos Pés. Atua em Dança Contemporânea, Danças Tradicionais e Populares do Nordeste, Improvisação e História da Dança.
MARCO AURELIO DA CRUZ SOUZA – Doutor e mestre em Dança pela Universidade de Lisboa, Portugal. Professor do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas – UFPel e professor do Mestrado em Artes – PPGARTES da mesma universidade. Membro da comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança da FURB, Universidade Regional de Blumenau, professor e coordenador desta licenciatura até 2021. Conselheiro artístico do 9º, 12º e 13º FESTFOLK, Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau. Coordenador, professor e pesquisador do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel. Coordenador do Comitê Temático “Dança e(m) Cultura poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos” da ANDA, Associação Nacional de Pesquisadores em Dança.

YAGO QUIÑONES TRIANA – Graduado em Sociologia pela Universidade de Roma “La Sapienza”, Itália. Com mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Pós-doutorado em Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia da Universidade de Padova, Itália.
JEAMERSON DOS SANTOS – Jeamerson dos Santos é pesquisador, cenógrafo, ambientador cênico, diretor de arte, educador artístico e bonequeiro. Como pesquisador, estuda culturas populares, antropologia, artes, identidade, educação, preconceito racial e educação antirracista. É graduado em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia Cultural (Ufal, 2013), pós-graduado em Arte, Educação e Sociedade (Cesmac, 2016); e mestre em Culturas Populares (UFS, 2019). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.
MARYSETTE PACHÊCO ALVES DE OLIVEIRA – Marysette Pachêco Alves de Oliveira é graduada em Artes Plásticas com Habilitação em Pintura, Advogada e Economista. É mestranda em Artes, Patrimônio e Museologia na Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPAR. Tem dedicado sua pesquisa às diversas técnicas de pintura, explorando novas possibilidades e abordagens criativas. Seu trabalho visa não apenas expandir os limites da expressão artística, mas também promover a valorização das Artes Piauienses, incluindo uma revista eletrônica dedicada a pesquisas relacionadas às artes no estado do Piauí.
https://www.acritica.com/