PESQUISAS ELEITORAIS ACIRRAM DISPUTA PELA PREFEITURA DE PRESIDENTE FIGUEIREDO
À medida que as eleições municipais se aproximam, as redes sociais se tornam palco de debates políticos acalorados, impulsionados pelas pesquisas eleitorais. Os dados estatísticos divulgados, embora celebrados pelos apoiadores dos candidatos na liderança, são alvo de questionamento por parte dos eleitores dos concorrentes.
Dentro desse contexto, surgem diversas indagações sobre a credibilidade da empresa responsável pela coleta de dados e a metodologia empregada no processo. No entanto, mesmo com esses esforços de verificação, os resultados permanecem sob intensa contestação, dada sua capacidade de influenciar a inclinação do eleitorado na hora do voto.
No mês de julho, a empresa Perspectiva divulgou os resultados de uma pesquisa eleitoral em todos os municípios do Amazonas. Os números indicaram a Prefeita Patrícia Lopes para Presidente Figueiredo na dianteira, superando seus principais adversários, Ricelli Pontes e Fernando Vieira.
No entanto, uma nova pesquisa eleitoral apresenta um panorama completamente distinto. A empresa Projeta trouxe à tona resultados para o município de Presidente Figueiredo, apontando Fernando Vieira como líder, seguido por Ricelli Pontes e Patrícia Lopes. Esse cenário ilustra como as percepções podem oscilar substancialmente entre diferentes pesquisas, acirrando ainda mais o debate nas redes sociais.
Veja os números da empresa Perspectiva em 10 de julho:
Vela os números da empresa Projeta em 24 de agosto:
O primeiro passo para identificar pesquisas idôneas é verificar o grau de transparência da metodologia. A pesquisa deve divulgar informações básicas, tais como: o número de pessoas entrevistadas, o perfil delas e como elas foram selecionadas; período e forma da coleta; e como as estimativas foram calculadas para alcançar o resultado final. Ou seja, deve conter no mínimo informações sobre a amostra, a coleta, a forma de ponderação e a margem de erro.
Por: Portal do Urubui