Incêndio Destrói Residência na Vila Atroari: Estruturas de Madeira Antiga Facilitam Tragédia
Na tarde deste domingo (17), um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na Vila Atroari, distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo. O incidente, que teria começado em um fogo improvisado nos fundos da casa, evidenciou os riscos enfrentados por comunidades cujas moradias são majoritariamente de madeira e apresentam estrutura antiga.
De acordo com relatos de um brigadista local, o fogo teria sido iniciado por um grupo de pessoas que estava reunido no local. Supostamente sob efeito de álcool, o grupo tentou acender uma fogueira nos fundos da residência. Porém, devido ao estado ressecado e desgastado da madeira, as chamas se propagaram rapidamente, consumindo a casa em poucos minutos.
“As casas aqui são feitas de madeira muito antiga e seca. Qualquer descuido, principalmente com fogo, pode causar uma tragédia como essa. É algo que sempre nos preocupa”, comentou o brigadista, que atua na região de Balbina.
A moradia destruída faz parte de uma vila onde muitas casas compartilham essas mesmas características, o que agrava os riscos de incêndios descontrolados. Apesar do esforço de brigadistas e moradores para conter as chamas, a rápida combustão da madeira impossibilitou qualquer ação eficaz para salvar a residência.
Fonte: Rádio Comunitária Vale do Uatumã