Fiscalização da Seap-AM revela fracasso do sistema de tornozeleiras para presos

 
 

MANAUS – Uma operação realizada pela Seap (Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas), no sábado, 15, revela o fracasso do sistema de monitoramento de presos no Amazonas por tornozeleiras eletrônicas. A Operação Tornozeleira, realizada nos bairros da capital, encontrou 130 irregularidades em 240 alvos, o que representa 54% do total.

As irregularidades encontradas foram 12 tornozeleiras rompidas, oito tornozeleiras abandonadas, 51 tornozeleiras com dispositivo desligado, 48 presos não encontrado e 11 endereços inexistentes.

A operação contou com 12 equipes coordenadas pelo secretário-executivo adjunto da Seap, tenente-coronel PM André Luiz Barros Gioia e o coordenador do Sistema Penitenciário, major PM Renan Carvalho.

As tornozeleiras são usadas por condenados do regime semiaberto, com liberdade provisória e domiciliar. “As visitas têm por objetivo fiscalizar o fiel cumprimento das sentenças e benefícios concedidos pelas justiças estadual e federal”, explicou Gioia.

Durante a ação, os policiais verificaram o funcionamento dos dispositivos eletrônicos e reforçaram as orientações aos monitorados sobre seus deveres e obrigações.

O secretário-executivo afirmou que as irregularidades encontradas serão informadas às respectivas Varas de Execuções Penais para que sejam tomadas as medidas cabíveis. “A depender do caso, os apenados podem ter a revogação do benefício da liberdade provisória ou até mesmo a regressão para o regime fechado”, explicou Gioia.

https://amazonasatual.com.br/Fiscalização da Seap encontrou irregularidades em mais de 54% dos equipamentos usados por condenados em liberdade condicional (Fotos: Divulgação)

 

 

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)