Jacaré é encontrado morto em meio a lixo ao lado de igarapé em Manaus Jacaré é encontrado morto em meio a lixo ao lado de igarapé em Manaus

 

Um jacaré morto foi encontrado por moradores do bairro Coroado, Zona Leste de Manaus, na noite desta segunda-feira (5). O corpo do animal estava em meio ao lixo, na calçada da Avenida Beira Mar, com marcas de agressão na cabeça. Não há informações sobre como ele foi morto.

Segundo o autônomo Jamerson Freitas, de 23 anos, ele passeava com o filho pela Avenida, quando eles se depararam com jacaré. Ele acredita que o animal vivia em um igarapé que passa pela via e tenha subido para a superfície após uma chuva que atingiu a cidade no domingo (4).

“A gente vê muitos jacarés por aqui. Eles vivem no igarapé, mas eles não saem de lá, até porque tem uma grade. Teve a chuva ontem, ele deve ter vindo pra cá. Alguém pegou e matou o bicho”, disse Freitas.

Moradores suspeitam que animal tenha sido morto a pauladas e deixado no local. — Foto: Patrick Marques/G1 AM

Moradores suspeitam que animal tenha sido morto a pauladas e deixado no local. — Foto: Patrick Marques/G1 AM

A autônoma Michele Cardoso, de 35 anos, também andava pela Avenida, quando se assustou ao ver o jacaré na calçada e achar que ele estava vivo. Segundo ela, na última semana, ela também já havia visto um jacaré no igarapé que passa pela Avenida.

“Eu vinha andando e, quando olhei, ele tava bem perto, mas depois da grade, na semana passada. Ele era grande também. Quando foi hoje, vimos esse aqui morto”, comentou a autônoma.

Ainda segundo Cardoso, ela disse achar perigoso os jacarés que costumam viver no igarapé ficarem próximos de pessoas que passam pela Avenida. “É arriscado. Tem crianças que brincam por aqui e tudo mais, mas tem muitos jacarés que aparecem aqui pelo igarapé de vez em quando”, finalizou.

Segundo o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, a polícia não atuará na remoção do jacaré pois ele já estava morto. O Batalhão informou ainda que atuam em casos de crimes ambientais em flagrante e resgate de animais silvestres.

No caso do jacaré encontrado da Avenida, a polícia orienta os moradores a enterrarem o animal.

Moradores do bairro que passavam pela Avenida se assustaram ao ver corpo de jacaré jogado no local. — Foto: Patrick Marques/G1 AM

Moradores do bairro que passavam pela Avenida se assustaram ao ver corpo de jacaré jogado no local. — Foto: Patrick Marques/G1 AM

Maior variedade de espécies de jacarés no mundo

O bioma Amazônia possui a maior variedade de jacarés do mundo. Das oito espécies de jacarés existentes em todo o planeta, quatro estão na região, conforme pesquisadores. São elas: jacaré-açu, jacaré-tinga, jacaré-paguá e jacaré-coroa. 

Segundo pesquisadores que estudam essas populações, atualmente, as espécies não correm risco de extinção, mas sofrem ameaças com relação ao seu habitat. O descontrole da urbanização, a mineração, a atividade de usinas hidrelétricas, a poluição das águas e o aumento do desmatamento são citados como fatores de risco.

Adulto de jacaré-paguá (Paleosuchus palpebrosus) Manaus/AM.  — Foto: Idamara

Adulto de jacaré-paguá (Paleosuchus palpebrosus) Manaus/AM. — Foto: Idamara

Os especialistas contaram ao G1 sobre curiosidades, população e características desses animais, predominantemente encontrados na Amazônia, que vêm perdendo, por conta da ação do homem, cada vez mais seu ambiente, sendo expostos a ameaças sobre seu modo de vida.

//g1.globo.com/

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)