TABOCA É A PRIMEIRA EMPRESA DE MINERAÇÃO DO PAÍS A RECEBER CERTIFICADO DE AMBIENTE SEGURO E SAUDÁVEL

 

A Mineração Taboca, tornou-se nesta quarta-feira (09), a primeira empresa do Brasil em seu segmento, a receber a certificação A2S, emitida pela Fundação Vanzolini, atestando sua unidade do Estado do Amazonas como “Ambiente Seguro e Saudável” no enfrentamento à pandemia da Covid- 19.
A certificação emitida pela entidade sem fins lucrativos – criada e gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade São Paulo (USP) e uma das principais certificadoras de normas do País – é resultante do acompanhamento de todos os procedimentos e ações preventivas realizadas pela empresa nos últimos meses para assegurar a retomada e manutenção de suas operações, e a promoção de todos os protocolos de testes e procedimentos para garantir a segurança de seus colaboradores e visitantes.
De acordo com o diretor de Recursos Humanos da Mineração Taboca, José Flávio Alves, durante a auditoria realizada pela Fundação Vanzolini na unidade de Pitinga (AM), na última semana de novembro, foram inspecionados 68 itens – desde a gestão de limpeza e condições sanitárias das instalações, a adequação às condições de trabalho, políticas internas e monitoramento da qualidade do ar nos ambientes, dentre outros – que atestam o cumprimento de padrões e critérios internacionais pela empresa.
Ainda segundo a avaliação de Alves, a certificação comprova o comprometimento da Taboca na aplicação de boas práticas e é um grande sinalizador que o ambiente atende os requisitos específicos e protocolos rigorosos para limpeza e desinfecção para a prevenção do vírus causador da pandemia.
Além do pioneirismo no setor mineral, a Mineração Taboca é a primeira empresa com certificado A2S no Estado do Amazonas. Nos dias 8 e 9 de dezembro, os especialistas concluíram o processo de auditoria A2S na unidade de Pirapora do Bom Jesus (SP), recomendando a unidade na categoria máxima de cinco estrelas da certificação.
Juntos iremos vencer
Entre as principais iniciativas da empresa para preservar a saúde e a segurança de seus empregados e manutenção dos postos de trabalho, destaca-se o lançamento do programa “Juntos Iremos Vencer”, que contou com a readequação dos espaços internos, a testagem de todos os empregados próprios e terceirizados, a ampliação da frota de transporte, as campanhas institucionais, a implantação do sistema de trabalho remoto e a implantação do comitê de prevenção.
Ambiente seguro
Para o diretor José Flávio Alves, a principal importância da Certificação A2S é a confirmação de um ambiente limpo, higienizado e seguro para os trabalhadores da Mineração Taboca e também a demonstração pública do compromisso da empresa com o controle da pandemia, mesmo em ambientes de trabalho tão distintos, seja no meio da Floresta Amazônica ou nas proximidades da maior cidade da América Latina.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)