TEMPORAL FAZ ESTRAGO EM PRESIDENTE FIGUEIREDO, MAIS DE 50 FAMÍLIAS ATINGIDAS.

As fortes chuvas de verão, sempre acompanhadas de ventos fortes, deixaram o Município de Presidente Figueiredo de cabeça pra baixo na manhã deste domingo(17), quando por volta das 10:30 o temporal desabou e perdurou por cerca de 30 minutos, deixando um rastro de casas destelhadas, árvores caídas, rede elétrica danificada relembrando fato ocorrido em 26 de setembro de 2012 (https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/em-presidente-figueiredo-am-139-casas-foram-destelhadas-com-ventos-de-ate-90km-h ), quando inclusive, dois ginásios desabaram. Por sorte, apesar da violência do vendaval, não houve registro de vítimas, restando muitos prejuízos materiais.

Esperava-se um domingo de sol tal qual foi o dia anterior, no entanto desde o amanhecer, nuvens negras já prenunciavam um domingo chuvoso na Terra das Cachoeiras, só nào se imaginava, que as chuvas que têm sido frequentes neste atípico verão, viriam acompanhadas de fortes ventos. Passado o temporal, começaram a circular nas redes sociais imagens da destruição, sendo mais atingidos o Bairro das Orquídeas, Morada do Sol e até mesmo o conjunto Minha Casa Minha Vida, teve dezenas de casas destelhadas.

Imediatamente os órgãos de segurança municipais como Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e EMTU, foram às ruas juntamente com a equipe da Am Energia, em socorro as famílias e iniciando o trabalho de desobstrução das vias bloqueadas por árvores e rede elétrica danificadas. O pedido de socorro vinha de toda parte e as equipes se espalharam buscando atender as ocorrências prioritárias e, enquanto o Corpo de Bombeiros desbloqueava a BR 174 interditada por conta da queda de uma árvore, os guerreiros do GERSCI desobstruía a rede elétrica atingida por árvores, para que pudesse ser logo restabelecida pelos funcionários da concessionária de energia, justamente no Dia do Eletricista.

Enquanto isso, por determinação da Prefeita Patrícia Lopes, um gabinete de crise era instalado na Escola Dr. Octávio Lacombe, reunindo todas as secretarias para formar uma força tarefa em socorro às famílias atingidas. Na própria escola as vítimas eram cadastradas, os desabrigados acolhidos já totalizando mais de 50 famílias, enquanto equipes percorriam os bairros, avaliando as casas atingidas e fazendo levantamento dos prejuízos causados a cada morador.

Nesta segunda-feira deverá ser decretado Estado de Emergência no município, que certamente receberá apoio do Governo do Estado na busca de reconstruir o estrago causado pela chuva. Ainda durante o restante do dia, a chuva voltou a cair mas não com a mesma intensidade mas preocupando a todos. A Prefeita Patrícia Lopes já convocou mão-de-obra de pedreiros e carpinteiros para já, nas primeiras horas desta segunda, as equipes comecem os reparos nas casas atingidas.

É de se louvar a rapidez com que as medidas de socorro às vítimas foram postas em prática, destacando-se o belo trabalho realizado pela equipe da Defesa Civil, deixando claro que em Presidente, estes são os nossos verdadeiros heróis!

Por Bosco Cordeiro

 

 

 

 

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)