ALERTA PARA POSSIBILIDADE DE NOVAS TEMPESTADES ENTRE QUARTA E QUINTA-FEIRA EM PRESIDENTE FIGUEIREDO

Na manhã do último domingo(17), uma forte tempestade caiu sobre a cidade de Presidente Figueiredo, surpreendendo os moradores e causando enorme estrago com o destelhamento de mais de 60 casas, árvores caídas e sérios danos à rede elétrica, o que levou a Prefeita Patrícia Lopes a decretar Estado de Emergência e montar um gabinete de crise em socorro as famílias atingidas envolvendo todas as secretarias.

Em contato com o Geógrafo e Mestre em Ciências do Ambiente Heitor Pinheiro, ele nos informou da ocorrência destes eventos na Região Metropolitana e alertou sobre a possibilidade de novas ocorrências nos próximos dois dias.

Mudanças climáticas, eventos extremos e a Região Metropolitana de Manaus.

Geógrafo e Mestre em Ciências do Ambiente Heitor Pinheiro
CEO da OnGIS Consultores em Geotecnologias.

Um dos assuntos mais recorrentes nos meios científicos e políticos nos últimos anos são as mudanças climáticas, estas se de causa natural ou antrópica vem desencadeando uma série de eventos extremos que impactam a população em geral. Nos últimos anos estes eventos extremos (cheias, secas, tempestades, ventos, etc.), vem acontecendo de forma mais agressiva e com maior frequência. O ano de 2021 é um marco temporal de eventos que impactaram diretamente o cotidiano das populações na Amazônia, principalmente ribeirinhas, pelas cheias dos rios. Também por impactos de fortes tempestades, conhecidas regionalmente como temporais, que destroem infraestruturas urbanas, áreas de floresta, impactando também o transporte de pessoas via fluvial e rodoviária.
O ano de 2021, registra uma série de eventos extremos (fortes ventos e chuva) que causaram impactos nas cidades da Região Metropolitana de Manaus – RMM. Neste ano foram registrados alguns eventos extremos entre os meses de Abril a Outubro, principalmente na capital Manaus e entorno, também, em cidades que compõe a RMM, como: Presidente Figueiredo e Novo Airão. Em outros anos outras cidades, Manacapuru, Iranduba registraram fortes ventos com impactos nas infraestruturas urbanas, serviços, destelhando casas e causando pânico na população.
Ressalta-se que estes eventos são passíveis de previsão, para tanto torna-se necessário o fortalecimento das estruturas de monitoramento como o Observatório da Região Metropolitana de Manaus, o Laboratório de Geoprocessamento da Fundação Vitória Amazônia, dentre outros espaços que utilizam as geotecnologias para observar o ambiente. Iniciativas como essa são de suma importância para alertar a tempo, instituições como a Defesa Civil dos municípios, além da população residente nas cidades.
Por tanto, casos de eventos extremos na Região Metropolitana de Manaus, em 2021, ainda podem ser observados, porém seus impactos minimizados com o fortalecimento do monitoramento ambiental e da criação de um sistema de alerta integrado entre as instituições.

Por: Bosco Cordeiro

 

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)