Pelo menos três municípios do AM derrubam obrigatoriedade de máscaras em locais abertos

 

As prefeituras dos municípios ParintinsBenjamin Constant e Maués derrubaram decretos municipais que obrigavam o uso de máscaras em locais abertos, segundo levantamento preliminar feito pelo g1. Na semana passada, um decreto do governador Wilson Lima recomendou o fim da obrigatoriedade do uso da proteção em todo o estado.

A prefeitura de Manaus informou que irá manter a obrigatoriedade do uso da proteção em locais abertos até terça-feira (15). A partir de quarta (16), a utilização não será mais exigida em ambientes ao ar livre.

Segundo o decreto do Governo, o uso de máscaras, mesmo em locais abertos, segue sendo recomendado para pessoas acima de 70 anos de idade, pois elas fazem parte do público com maior vulnerabilidade.

Além disso, a proteção seguirá sendo exigida em locais fechados, e a obrigatoriedade nesses espaços deverá ser reavaliada dentro de 20 dias. Todavia, como era uma recomendação, os municípios tem a liberdade de seguir ou não a mesma.

A primeira cidade a derrubar a obrigatoriedade do uso de máscara foi Parintins, na região do Baixo Amazonas. O prefeito da cidade, Bi Garcia (União Brasil), assinou um decreto que deixa de exigir o uso de máscaras tanto em ambientes abertos quanto fechados.

A medida vale para espaços privados ou públicos. No entanto, a ação é facultativa. A Igreja Católica em Parintins, por exemplo, só permite a entrada de pessoas para participar das missas se as mesmas estiverem de máscara.

Nesta segunda-feira (14) também foi a vez de Benjamin Constant, na região da fronteira, derrubar a medida. Segundo a Prefeitura da cidade, já são 89% da população com as duas doses da vacina e 41% com a dose de reforço. As internações e novos casos da doença zeraram na cidade, o que motivou o fim da obrigatoriedade.

Maués também entrou na lista das cidades que derrubaram a obrigatoriedade da máscara nesta segunda-feira. A medida só continua em vigor para locais fechados.

Já em CoariBarreirinhaBoa Vista do Ramos, e Nhamundá as máscaras seguem sendo obrigatórias. Ipixuna vai decidir a medida após uma reunião com representantes da vigilância em saúde do município até quarta-feira (16). Humaitá vai esperar até a reunião da semana que vem, do Comitê de Enfrentamento à Covid, para decidir o assunto.

Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, disse que uma reunião com representantes da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM) deve ocorrer nesta terça-feira (15), na qual o tema será debatido. Em Presidente Figueiredo, o decreto em vigor não fala sobre o fim da obrigatoriedade da proteção.

https://g1.globo.com/

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)