Atletas amazonenses participam do evento internacional Arnold South América

 
 
 

As atletas Karen Peixoto, Alexssandra Moreira, Girlene Gonçalves e Hanna Eduarda embarcam nesta quinta-feira (13/04), rumo a São Paulo, para o evento internacional Arnold South América 2023. Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), com a cessão de passagens aéreas, as atletas disputarão a competição que reúne os melhores atletas de powerlifting do mundo.

 

“Estamos acompanhando o trabalho dos atletas de powerlifting que, neste momento, estão com a bandeira do Amazonas em uma das competições mais importantes do mundo para a modalidade. É determinação do governador Wilson Lima que incentivemos essas equipes dando todo suporte e apoio necessário para as competições”, disse Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

 

Para a atleta Alexssandra Moreira, que compete nas categorias Open e Master, Power Bíceps Livre e Power Bíceps Repetição, é de suma importância o apoio do Governo do Amazonas para a modalidade.

 

“Eu me sinto muito honrada em representar o nosso estado e o apoio do governador Wilson Lima é fundamental em nosso esporte. Na nossa categoria vão quatro mulheres em uma competição mundial, eu me sinto muito feliz em fazer parte dessa equipe”, comentou Alexssandra Moreira.

Foto: Rudson Renan/Faar

O Arnold South America é o maior evento multiesportivo da América do Sul, reunindo atletas de vários países como Chile, Rússia, Eslováquia, Estados Unidos, Argentina entre outros. Além do powerlifting o evento conta com mais de 20 modalidades de artes marciais, entre as tradicionais, como Caratê, MMA, Jiu-Jitsu, Boxe, Muay Thai e estreantes na competição, como Sumô, Shoot Boxe, Grappling e Pillow Fight.

Em uma rotina intensa de treinos a equipe representante do Amazonas vai em busca do título no Arnold South América.”Temos um treino pesado a cada 72 horas porque o músculo precisa descansar. O Power Bíceps é o levantamento de peso e temos treinado bastante em relação a técnica, além da força temos que prestar atenção nos fundamentos, no comando do árbitro para não queimar na hora de fazer o movimento”, comentou Karen Peixoto, que irá competir na categoria Power Bíceps Livre, até 90kg.

 

A modalidade

O powerlifting é um esporte de força, cujo objetivo do atleta é levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos pelos quais este esporte é composto: o movimento de agachamento, supino e o peso morto. A modalidade foi oficialmente reconhecida como um esporte em 1960, e em 1973 foi fundada a sua primeira federação internacional, International Powerlifting Federation (IPF).

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)