Juiz Decide Manter Casal Acusado de Assassinato de Cicloviajante em Presidente Figueiredo Após Audiência de Custódia
Em uma audiência de custódia realizada na tarde deste sábado 06/01, o juiz Dr. Laossy Amorim Marquezini decidiu manter sob prisão Thiago Agles da Silva e Deliomara dos Anjos Santos, o casal acusado do brutal assassinato de Julieta Ines Hernandez Martinez em Presidente Figueiredo, Amazonas.
O crime, que chocou a comunidade local e repercutiu nacionalmente, resultou na conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva, com o intuito de preservar a ordem pública. A decisão foi respaldada pelo Delegado titular do 37º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Dr. Valdnei Silva, que havia representado pela prisão preventiva dos suspeitos.
A promotora plantonista Dra. Ynna Breves Maia Veloso emitiu parecer favorável à decisão do delegado, destacando que a existência de uma doença grave ou alegações relacionadas à polícia não foram consideradas suficientes para solicitar a prisão domiciliar dos acusados.
A medida cautelar da prisão preventiva visa assegurar que Thiago Agles da Silva e Deliomara dos Anjos Santos permaneçam sob custódia, com base na avaliação de que representam um risco à ordem pública. A comunidade aguarda agora o desenrolar do processo judicial para esclarecer os detalhes desse trágico incidente.
Despacho:
“Ademais, quanto ao custodiado THIAGO AGLES DA SILVA, há informação de que ele teria tentado se evadir do local, pelo que imperiosa sua prisão para a garantia da aplicação da lei penal.
Ante o exposto, HOMOLOGO a prisão em flagrante de DELIOMARA DOS ANJOS SANTOS e THIAGO AGLES DA SILVA e a CONVERTO em PRISÃO PREVENTIVA, o que faço para preservar a ordem pública.
Por outro lado, indefiro o pedido de substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar, posto que não restou demonstrado que os autuados são imprescindíveis aos cuidados especiais de seus descendentes, que estão com a genitora da autuada. Além disto, não restou comprovado que os autuados estejam extremamente debilitados por motivo de doença grave”.
Corpo é Identificado
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, por meio do Departamento de Polícia Técnico-Cientifica, identificou como sendo de Julieta Inés Hernández Martínez o corpo encontrado na noite desta sexta-feira em uma área de mata, no município de Presidente Figueiredo.
A identificação foi realizada por meio do procedimento de necropapiloscopia, realizado pelo Instituto de Identificação Dr. Aderson Conceição de Melo (IIACM) com apoio da equipe técnica do Instituto Médico Legal do Amazonas (IML).
Por: Bosco Cordeiro