Vídeo: Após sete dias desaparecido, “Zé Pitoco” é encontrado com vida na zona rural de Presidente Figueiredo

 

Presidente Figueiredo (AM) – O senhor José Pereira Costa, de 62 anos, carinhosamente conhecido como Zé Pitoco, foi encontrado com vida na manhã desta quarta-feira (18/06) após sete dias desaparecido em uma área de mata fechada no ramal da AM-240, zona rural do município.

Zé Pitoco havia sumido na tarde da última quarta-feira (11), e sua ausência mobilizou a comunidade local e equipes da Defesa Civil Municipal, que iniciaram as buscas na segunda-feira (16). Ele foi localizado já bastante debilitado, escondido sob a vegetação espinhosa, próximo à rede de alta tensão da IDA Elétrica, entre os ramais do km 28 e km 32.

Segundo relato do secretário de Defesa Civil, Rodrigo Martins Ramos, a equipe decidiu ampliar o raio de buscas nesta quarta, acessando a área pelo km 32:

“A gente chegou lá e desceu pelo 32, porque ele sumiu no 28. Na segunda a gente fez o leque mais próximo, mas hoje fomos mais longe. Ele foi encontrado embaixo da rede de alta tensão, deitado sob capim espinhoso, bastante debilitado. Ele nos contou que caminhou até domingo e depois não conseguiu mais se mover. Um dos nossos guerreiros, o Dennis, gritou, e escutamos uma resposta fraca. Foi aí que conseguimos encontrá-lo”, relatou Rodrigo.

Zé Pitoco ainda teve forças para improvisar um pequeno abrigo com folhas e capim, onde permaneceu até o resgate. A equipe o retirou da mata com cuidado e o encaminhou imediatamente para o Hospital Eraldo Neves Falcão, onde recebeu atendimento médico emergencial.

A notícia do resgate emocionou a comunidade, que vinha acompanhando com angústia o caso. Familiares, amigos e vizinhos celebraram a sobrevivência do idoso, considerado um símbolo de resistência e força.

A Defesa Civil de Presidente Figueiredo agradeceu o apoio de Julio Henrique trindade vellani, presidente da comunidade  e dos comunitários que foram essenciais nesse esforço, e reforçou a importância da solidariedade em momentos como esse.

Por: Portal do Urubui

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)