Dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo não serão feriado

 

Anúncio feito pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira diz que empresas decidirão se liberam funcionários. Folgas terão que ser compensadas.

Segundo a auditora-fiscal do Ministério do Trabalho Erika Medina Stancioli, se as folgas forem compensadas no mesmo mês, o acordo poderá ser feito verbalmente. No caso da compensação ocorrer nos seis meses seguintes, o acordo precisa ser por escrito.

regra é prevista na Reforma Trabalhista. Se a seleção brasileira for até a final, quatro jogos acontecerão em dias úteis, no meio do expediente de trabalho da maioria dos brasileiros (veja tabela abaixo).

Consolidação das Leis Trabalhistas

“De acordo com o parágrafo 6º do artigo 59 DA CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), a partir da Reforma Trabalhista, se a compensação ocorrer no mesmo mês da liberação para os jogos, esse acordo poderá ser tácito e individual, sem necessidade de documento escrito ou de validação do sindicato”, explica Erika.

“Já se a compensação de horas ocorrer em até seis meses, o acordo deve ser feito por escrito. Se for em um ano, precisa passar pelo sindicato dos trabalhadores da categoria”, diz ela. Os acordos devem garantir que o trabalhador não tenha prejuízo financeiro.

A auditora afirma ainda que, “se a folga nos horários de jogos for compensada conforme o combinado, o trabalhador não terá a ausência descontada no salário”. Mas o mesmo não acontece se a decisão for tomada apenas pelo empregado.

“Se o trabalhador decidir faltar para assistir aos jogos deliberadamente, a empresa poderá considerar falta e descontar, além desse dia, também os dias de feriado e repouso.”

Copa do Mundo da Rússia

 

A arena Luzhniki, em Moscou, será o principal estádio da Copa do Mundo da Rússia em 2018  (Foto: Iliya Pitalev/Sputnik )A arena Luzhniki, em Moscou, será o principal estádio da Copa do Mundo da Rússia em 2018  (Foto: Iliya Pitalev/Sputnik )

A arena Luzhniki, em Moscou, será o principal estádio da Copa do Mundo da Rússia em 2018 (Foto: Iliya Pitalev/Sputnik )A Copa do Mundo da Rússia 2018 começa no dia 14 de junho, e a seleção brasileira estreia três dias depois (17), em Rostov, contra a Suíça. Na sequência, o Brasil pega a Costa Rica no dia 22 de junho, em São Petersburgo, e fecha a primeira fase contra a Sérvia em Moscou, no dia 27 de junho.

Fonte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/dias-de-jogos-do-brasil-na-copa-do-mundo-nao-serao-feriado.ghtml

Enjoy this blog? Please spread the word :)