Cachoeira Natal, Presidente Figueiredo

Localização: Km 7 do Ramal do Urubuí.
 
Como Chegar: O acesso ao ramal é feito através do estacionamento do Parque do Urubuí. Após atravessar uma ponte sobre as corredeiras, você já se encontra no ramal de terra batida. Siga sempre em linha reta por cerca de sete quilômetros, quando você avistará uma placa indicando a entrada à esquerda para a cachoeira. Após entrar neste segundo ramal você deve percorrer mais sete quilômetros, sempre se mantendo à esquerda, até avistar uma placa indicando a entrada do ramal do Bad Boy à direita. Siga por mais alguns quilômetros neste ramal até encontrar uma nova placa indicando a entrada da cachoeira, à esquerda. Após esta placa a trilha se torna um pouco fechada demais para a passagem de carros. Assim, você pode decidir entre estacionar o carro neste momento e fazer o restante do caminho à pé (cerca de 5 minutos) ou seguir com o carro até o final onde haverá um estacionamento. A entrada é R$10 por veículo e deve ser paga tanto se você chegar de carro ou a pé. 
 
– Todo o percurso desde o Parque do Urubuí até a cachoeira dura cerca de 30 minutos. A estrada é de terra batida e pode se tornar intransitável em dias de chuva.

– A cachoeira não é muito conhecida pelos manauaras, mas é bastante frequentada pelos moradores de Presidente Figueiredo. Portanto, em caso de dúvidas sobre o caminho, basta perguntar a qualquer morador que encontrar ao longo do ramal.

 
– A cachoeira fica localizada bem ao lado do sítio/estacionamento, logo não é preciso encarar uma trilha para chegar até ela. A “aventura” está na estrada de terra que leva até o sítio.
 
– Com quase 50 metros de comprimento, a Cachoeira Natal é a mais extensa de todo o município. Sua altura é de pouco menos de 10 metros e suas águas formam uma ótima piscina natural com fundo de pedra.
 
– No auge da cheia, entre maio e julho, o volume de água aumenta de tal forma que se torna perigoso arriscar um mergulho. Da mesma forma, no auge da vazante, entre setembro e outubro, o volume de água pode diminuir drasticamente, tirando sua imponência. Portanto, prefira visitar a cachoeira entre os meses de novembro e abril.
– Como de praxe na maioria das cachoeiras de Presidente Figueiredo, nossa sugestão é que você visite o local apenas aos sábados ou durante a semana. Aos domingos há sempre o risco de haver um excesso de visitantes, o que tira o prazer de um contato mais tranquilo com a natureza.

Foto: Rogério Sá Nogueira
Foto: Carolina Branquinho
Foto: Nathália Costa
 
 
Foto: André Maués
Foto: André Maués
 
 
Foto: Acqua Venture
Foto: Carolina Branquinho
Foto: André Maués
Foto: André Maués
Foto: Miquéias Silva
 
 
Fonte: http://oeldoradoeaqui.blogspot.com.br/2010/12/cachoeira-natal-presidente-figueiredo.html
 
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)